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Saiba como a qualidade do material pode interferir em seus resultados

A satisfação dos clientes é sempre o resultado esperado pelas empresas com os produtos ou serviços que oferecem. Mas a garantia desse indicador se inicia ainda na qualidade do material  escolhido para o processo de produção.

Como garantir a qualidade do material utilizado na fabricação de produtos?

Começamos pela escolha dos fornecedores, que devem ser de confiança. Além disso, seguem alguns tópicos que são importantes de serem apontados/verificados:

  • Tanto as atividades do fornecedor, quanto os materiais oferecidos, atendem às legislações vigentes?

A escolha do fornecedor é um dos pontos mais importantes, e os mesmos devem corresponder com a legislação vigente em suas atividades, bem como conformidade de contratos e estrutura para o trabalho com o material que fornecem.

Além disso, o próprio material deve atender determinados padrões legais para poderem ser vendidos, sejam por suas características físicas, químicas ou microbiológicas. Assim é possível identificar que o material é seguro para ser utilizado e comercializado.

  • Os materiais fornecidos atendem às necessidades da empresa?

É preciso estabelecer requisitos para a matéria-prima utilizada atende todas as especificações técnicas necessárias para garantir que a sua fabricação seja realizada sem imprevistos e que o produto atenda da melhor forma as necessidades e desejos dos clientes.

  • Como é realizada a logística do material, desde o fornecedor até a fábrica?

A qualidade do material utilizado deve ser verificada não apenas ainda no fornecedor, mas também a forma como ele chega em suas instalações.

É preciso conhecer como é o sistema logístico utilizado para garantir que, não apenas o material chegue no prazo correto, mas também em condições de serem armazenados e utilizados.

Isso evita muita dor de cabeça na gestão dos materiais, quando você deve iniciar uma inspeção mais rígida.

Entre os termos do contrato de relacionamento entre você e seu fornecedor, devem constar os fatores que serão considerados para o recebimento ou recusa de um determinado material.

Seguindo para o tratamento do material internamente, alguns quesitos que impactam na sua qualidade são:

  • O armazenamento do material é realizado de forma adequada?

Por normalmente serem materiais de origem vegetal, animal ou mineral, a matéria-prima terá especificidades de armazenamento para conservar suas características até que possam ser transformados.

Além da logística, é preciso que seja garantida essa conservação após o recebimento.

  • Quais os parâmetros e requisitos de qualidade do material que o time de compras deve ter observância sobre?

Os requisitos definidos pela empresa e que interferem no processo de compra devem ser claramente comunicados. Dessa forma, é possível garantir que os padrões estabelecidos para o produto ser entregue ao cliente final sejam cumpridos.

Dentre os principais parâmetros, podemos citar: 

  1. Desempenho anterior com pedidos semelhantes;
  2. Capacidade de atender às especificações de pedidos / produtos / serviços;
  3. Expertise de representantes de vendas e equipe técnica;
  4. Cronogramas de entrega;
  5. Qualidade de itens enviados;
  6. Completitude de pedidos enviados;
  7. Preços;
  8. Qualidade de atendimento ao cliente.
  • Quem serão os responsáveis por fiscalizar e garantir que esses requisitos estão sendo atendidos?

Garantir que a qualidade do material recebido está realmente conforme o especificado é papel de toda a empresa. É importante envolver setores como Qualidade, Manufatura e Compras, além de aplicar listas de verificação ou sistemas informatizados para apontar todos os parâmetros avaliados e realizar os registros, monitoramentos e organização das informações de forma facilitada.

Por que garantir a qualidade do material utilizado no processo?

Muitos riscos podem emergir da utilização de material não qualificado dentro de um processo produtivo.

A primeira consequência é a perda de qualidade dos produtos entregues aos clientes. A utilização de materiais não conformes pode fazer com que seus próprios produtos deixem de atender aos padrões de qualidade estabelecidos, podendo apresentar riscos de segurança para os clientes.

Isso reduz os índices de satisfação dos mesmos, prejudicando a imagem da empresa e gerando menos negócios.

Inserir materiais de qualidade duvidosa em seus processos pode também gerar perdas envolvendo desperdício de recursos. Em casos de fabricação de produtos em lotes, por exemplo, há o risco de se ter de descartar todo um lote de produtos, gerando não apenas perda financeira, mas também necessidade de retrabalho, atrasos em entregas e custos com novos materiais, tempo de fabricação e logística.

Ainda em processos produtivos, materiais irregulares podem causar danos ao maquinário, com necessidade de manutenção emergencial dos mesmos. Isso gera atrasos em todo o planejamento que havia sido realizado.

A Poleflex é uma empresa nacional de produtos de borracha para as necessidades da sua fabricação, há quase 20 anos prezando sempre pela qualidade de nossos produtos, incluindo a qualidade do material que utilizamos para fabricar as nossas peças. 

Por isso valorizamos o envolvimento de todos os nossos colaboradores visando a confiança e excelência. Assim conquistamos a nossa certificação ISO 9001:2015, demonstrando sempre a nossa preocupação com a melhoria contínua dos nossos processos de gestão e fabricação.

Para conhecer mais sobre nossos métodos e produtos, visite o nosso site!

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