Skip to content

Supply Chain: conheça a importância da cadeia de suprimentos

Muito abordado no ambiente industrial, o termo Supply Chain tem sempre sua importância levantada, mas muitas vezes ainda tem seu conceito confundido com outros processos também muito importantes.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a função deste setor, os benefícios que traz para a empresa, e os principais desafios que enfrenta.

Primeiro, o que é Supply Chain?

“Supply Chain”, também conhecido como Cadeia de Suprimentos, é o setor empresarial responsável pela coordenação das etapas do fluxo de produtos, desde antes de sua fabricação até a entrega aos consumidores.

Mas, aqui, vale ressaltar que Supply Chain é responsável por muito mais do que as etapas logísticas de transporte de materiais e produtos. Com uma visão mais ampla de todos os processos da empresa, é também responsável pela aquisição e armazenamento de matérias-primas, bem como outros materiais que suportam o processo produtivo.

Alguns dos pontos do processo produtivo que ficam sob a tutela do setor de supply chain:

  • Aquisição de matérias-primas e insumos necessários para o processo produtivo, trabalhando em conjunto com o setor de compras.
  • Estocagem dos materiais adquiridos e dos produtos, até que os mesmos possam ser enviados para os pontos de venda.
  • Junto com o time de logística, é responsável pela qualidade e conformidade do transporte de matéria\ prima\ e dos produtos.

Os desafios enfrentados por supply chain

Por serem responsáveis por processos que tocam diversos outros setores da empresa, um dos maiores desafios do setor de supply chain é interagir com empresas e profissionais que participam de cada uma das etapas, desde o fornecimento de matéria prima, passando pelo processo produtivo até a distribuição de produtos.

A comunicação entre tantas partes é, portanto, o primeiro desafio que Supply Chain enfrenta.

Do ponto de vista operacional, é preciso que o setor de supply chain domine estratégias de gestão de risco, já que muitos fatores externos podem gerar limitações nos processos produtivos e logísticos, principalmente.

Além disso, por se tratar de processos muitas vezes com gestão descentralizada, é preciso não apenas garantir que todos os stakeholders consigam se comunicar, mas também integrar equipes e processos através de fluxos estruturados para que, por exemplo, a gestão logística se conecte à gestão de estoques, que ainda deve funcionar de forma eficiente com o time de compras. Só assim é possível garantir que os imprevistos possam ser evitados.

Por todas as integrações que supply chain é responsável, ainda há a necessidade da realização da mensuração dos resultados, considerando métricas e indicadores dos diferentes setores envolvidos. Assim, estas informações e dados são analisados com uma visão sistêmica, e menos individual, permitindo a identificação de melhorias através da empresa.

Além disso, é preciso que seja estabelecido um bom relacionamento com fornecedores, inclusive porque a integração dos dados deles com os da sua empresa são essenciais para um monitoramento mais eficaz dos indicadores.

Mais um desafio é, com certeza, lidar com valores. Já que supply chain é responsável pelo maior controle das demandas e despesas da companhia, é preciso saber priorizar as mesmas, evitando gastos desnecessários.

Como otimizar a gestão de supply chain?

Pensando que supply chain necessita ter uma visão ampla dos processos empresariais, controlando a maior parte destes, é preciso que o planejamento seja realizado de forma integrada entre as necessidades de materiais diretos, indiretos e serviços, buscando evitar que aconteçam paradas inesperadas e atrasos nas entregas.

É preciso que as tecnologias corretas de gestão estejam, também, aplicadas. Isso facilitará o monitoramento de indicadores, análise de dados, planejamento e até a identificação de possíveis gargalos e oportunidades de melhoria através dos diversos processos da empresa.

É possível integrar ao sistema de supply chain tecnologias como:

  • Internet das Coisas, facilitando os processos de monitoramento de cada um dos materiais e produtos desde a sua entrada na fábrica, passando por armazenamento e entrega.
  • Automação na aquisição de dados, além de controles ambientais (como temperatura e umidade nos galpões de armazenamento) de acordo com as necessidades de cada material, ou mesmo nos processos de separação dos produtos para serem enviados para os clientes.
  • Ferramentas de inteligência de negócios (BI), para facilitar não apenas na coleta, mas processamento e análise de dados e indicadores, melhorando a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria, inclusive através de inteligência artificial.

Quer saber mais sobre o supply chain e outros benefícios de uma boa gestão de processos no seu negócio? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pronto para obter a melhor solução para o seu negócio??

Translate »