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Just in Time em compras: aprenda melhorar a produtividade

A filosofia Just in Time é mais uma das formas de otimizar os setores de um modo geral em busca de mais produtividade e eficiência em qualquer decisão de gastos. A tradução para o português auxilia bastante no entendimento do seu significado, sendo realizada como “na hora certa” ou no “momento certo”. 

Adotar esse tipo de metodologia tem um grande impacto, principalmente no setor produtivo — tanto no estoque como na cadeia de compras de suprimentos para o negócio. 

Assim, um gestor pode saber de forma estratégica a real necessidade e permite uma visão mais ampla do fluxo de valor da empresa para atender as demandas dos clientes de forma mais assertiva. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Just in Time, a sua aplicação no setor de compras e como essa metodologia pode impactar na melhora da sua produtividade? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

A filosofia Just in Time

O conceito por trás da filosofia do Just in Time significa manter os produtos de acordo com o tempo certo — nenhum produto deve ser fabricado, transportado ou comprado sem que haja uma real necessidade para tal. 

Assim, permite-se que tudo ocorra no tempo correto que foi planejado de acordo com a estratégia do negócio. 

A tradução literal do termo Just in Time também diz muito sobre o seu significado, sendo a expressão em português como “no tempo certo”. Com isso, a produção passa a trabalhar de acordo com uma demanda específica, buscando minimizar qualquer tipo de atraso ou desperdício dentro do negócio. 

Esse método ainda se aproxima bastante dos conceitos propostos pela filosofia Lean Manufacturing e o Sistema Toyota de Produção.

A sua origem inclusive vem do Japão, em conjunto com o desenvolvimento dessas filosofias que buscam a melhoria contínua, otimização do uso de recursos e a eliminação de desperdícios em diferentes etapas da produção. 

Assim, o Just in Case se transformou numa metodologia para realizar uma gestão eficiente da produção, indo em pontos como o setor de compras, garantia de qualidade e até otimização do espaço físico. O esforço de trabalho e a gestão de recursos humanos também são pontos importantes na hora de entender a melhora na eficiência do negócio. 

A diferença do Just in Time para o Just in Case

Ao inverter a produção a partir da demanda, permite que o negócio fabrique somente o necessário no tempo necessário. E um ponto importante do Just in Time é a sua diferença em relação ao Just in Case, outra forma de visualizar a linha de produção e a demanda da empresa. 

Os dois podem ser considerados como opostos, com o Just in Case partindo da premissa de que é importante ter um estoque e uma sobra de diversos materiais para não ocorrer nenhuma falta de produto.

 Isso pode inclusive impactar diretamente na gestão e controle do negócio, que passam a não ter dados corretos sobre o atual estado da produção. 

A importância do Just in Time para o equilíbrio da demanda

Um exemplo da importância do Just in Time pode ser entendido a partir de um negócio que não faz uma gestão clara da sua produção, estoque e setor de compras. 

Como até o momento as coisas foram dando certo e o negócio mostrou bons indicadores de crescimento, não se via a necessidade de saber o que estava sendo produzido e consumido, com qual finalidade e em qual quantidade. 

Conforme o mercado foi se tornando mais acirrado a partir de uma maior concorrência para os produtos, a empresa começou a perceber uma mudança nos números do negócio. 

Isso fez crescer uma demanda interna por mais eficiência na gestão, assim como uma melhor visão da produção, com dados corretos que permitissem uma tomada de decisão estratégica. 

A empresa percebeu que não tinha um controle eficiente sobre o estoque e o setor de compras e não sabia ao certo a quantidade de insumos que tinha sob a sua responsabilidade. 

Comprava sem demanda, o que levou a um grande desperdício de espaço físico e de produtos que perderam a validade ou a época correta de utilização. 

Assim, ficou claro a necessidade de um equilíbrio da demanda do negócio e um controle eficiente do setor de compras integrado ao estoque do negócio.

O corpo gerencial agora tinha uma visão do tempo certo para produção, da quantidade ideal de insumos e matéria prima, além do melhor local para produção e armazenamento. 

A empresa mais eficiente e mais produtiva

Continuando o nosso exemplo, a empresa passou a controlar mais os seus processos e a necessidade de cada insumo utilizado na linha de produção. Partiu-se também para um entendimento melhor dos seus clientes, além da demanda de cada um deles e o compromisso com a qualidade do produto final.

O Lean Manufacturing passou a ser utilizado em conjunto, mudando a cultura organizacional e permitindo que outros gargalos e fontes de desperdícios fossem identificados e corrigidos.

 O setor de compras ficou muito mais eficiente, inclusive precisando de um espaço físico menor e trabalhando com índices de produtividade ainda maiores do que o esperado. 

A importância do equilíbrio da demanda de compras e do armazenamento de materiais também foi mais um dos pontos abordados, permitindo que a empresa evitasse ao máximo o backorder. Esse problema também é conhecido como pedido atrasado e reflete a demora da linha de produção em entregar o pedido do cliente, causando insatisfação e atrasos. 

A empresa mais competitiva e com um bom ritmo de produção

A empresa passa a se tornar mais competitiva, com um ambiente de produção melhor organizado e entendendo as necessidades do mercado e dos consumidores. O controle de estoque tem como foco principal a eliminação de qualquer tipo de desperdício, entregando mais velocidade para a produção e qualidade ao produto final. 

A produção pode manter um ritmo contínuo, sendo mais eficiente até ao evitar que apareçam falhas ou quebras acidentais das máquinas e equipamentos, contribuindo pra a redução de manutenção. 

Uma metodologia voltada para a melhoria contínua permite esse tipo de evolução, entregando mais independência entre as áreas e fazendo com que os indicadores de produtividade sejam os melhores possíveis. 

O Just in Time na cultura organizacional

O colaborador também se sente mais engajado ao entender os impactos positivos das suas ações voltadas para a filosofia Just in Time. O tempo correto de execução das atividades e tarefas passa a ser um indicador de desempenho, dominando os processos do negócio e otimizando a gestão como um todo. 

A qualificação também passa a ser um dos pontos de atenção, indo além da qualidade do produto em si. As tarefas são executadas com mais atenção, se preocupando com o impacto positivo de cada uma. Ao evitar defeitos e retrabalhos, impacta diretamente na execução do cronograma de produção e no bom andamento da filosofia Just in Time.

Saiba mais! 

A filosofia do Just in Time é uma ótima forma de entregar mais produtividade para o negócio, permitindo que os produtos sejam fabricados de acordo com a demanda e necessidade do cliente. 

Com isso, a eliminação de desperdícios passa a ser um dos objetivos do negócio e garante uma empresa muito mais centrada na eficiência e na otimização da utilização dos insumos e matéria prima. 

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