O controle de estoque é uma parte muito importante dos negócios, já que as mercadorias que serão vendidas são a fonte do lucro da sua empresa. Entretanto, ao contrário do que as pessoas imaginam, a gestão não se baseia apenas em checar o que está entrando e saindo — é bem mais complexo e vai muito além.
Além disso, mesmo ficando distante fisicamente de outros setores que integram a empresa, o que tem no estoque deve ser de conhecimento coletivo. Já imaginou vender algo e não saber quantas unidades do item possui? Fica chato para a empresa, não é?
Neste artigo vamos te ajudar a entender a importância do controle de estoque, além de elencar alguns passos para ter uma gestão mais eficiente. Acompanhe!
O que é a gestão de estoque?
Certamente o objetivo da maioria das empresas, incluindo a sua, é ter lucro, certo? E para ajudar a atingir as metas, uma gestão de estoque bem feita é a peça chave. Mas o que é gestão de estoque, afinal?
Em linhas gerais, se trata do controle do fluxo de entrada e saída de todas as mercadorias, bem como organização deste mesmo material em um espaço e tempo. Com o controle, é possível prever quando será necessário abastecer o estoque, bem como quanto tempo irá durar a atual.
Assim você evita a sobra ou abundância de mercadorias, impossibilitando prejuízos futuros. Podemos dizer, então, que o controle de estoque se baseia em: modelo de estoque empregue, métodos de organização e inventário dos itens.
Quais os impactos positivos do controle de estoque para o negócio?
Como dito nos parágrafos acima, a gestão estoque prevê a mercadoria que está disponível para venda, bem como o que falta e deve ser reposto. Esse ponto é importante para manter o equilíbrio do estoque para que não falte, nem sobre material, evitando desperdício e garantindo a saúde financeira do negócio.
Os benefícios não param por aí. Um controle bem feito reduz desperdícios, já que o pessoal da logística vai estar sempre de olho nos produtos, evitando vencimentos, itens parados por muito tempo, entre outros. Já pensou se você vende algo perecível, e quando for checar, todos os produtos passaram da validade? Haverá um prejuízo imenso.
Além disso, o controle de estoque garante uma boa experiência de compra para os clientes. Se a sua equipe de marketing faz anúncio de um item com baixo estoque, em algum momento ele esgotou e algum cliente ficará sem mercadoria.
Não há experiência mais desgastante que essa, diminuindo a credibilidade do seu negócio. Afinal, um cliente insatisfeito poderá fazer um marketing inverso, e não é isso que queremos para você.
Métodos utilizados para gestão de estoque
Então, para que o seu negócio possa desfrutar de todos os benefícios do controle de estoque, vamos listar alguns métodos que podem ser implementados, otimizando os processos na totalidade. Papel e caneta na mão para não perder nenhuma informação.
Just in Time
Assim como o seu nome sugere, no método Just in Time as mercadorias são produzidas no tempo certo. Dessa forma, o estoque mantém sua capacidade mínima, reduzindo gastos e prejuízos com cargas paradas.
Muito utilizada por grandes empresas, como a Apple, a empresa corre menos riscos de ter um estoque em excesso.
PEPS
O método Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS) prioriza a venda de mercadorias em ordem de chegada, ou seja, as que foram adquiridas primeiro tem prioridade. Esse sistema evita que produtos vençam, no caso de perecíveis, auxiliando na diminuição de desperdícios.
UEPS
Contrário ao PEPS, o método Último a Entrar, Primeiro a Sair dá prioridade para os itens adquiridos recentemente. Essa técnica tem o seguinte pensamento: como os itens adquiridos depois costumam ser mais caros, eles saem primeiro para garantir mais lucro. Entretanto, esse método não serve para negócios que administram itens perecíveis.
Curva ABC
A curva ABC se baseia em três fatores: giro, faturamento e lucratividade. Essas vertentes separam os produtos em três categorias:
- Tipo A: 20% dos produtos e 80% do valor do estoque;
- Tipo B: 30% dos produtos e 15% do valor do estoque;
- Tipo C: 50%
Dessa forma, ao conhecer o giro de estoque, a operação é otimizada.
Erros da gestão de estoque que devem ser evitados
Agora que você já sabe o que fazer para otimizar o seu controle, chegou a hora de descobrir os principais erros cometidos nesse departamento e como não cometê-los.
O primeiro é o excesso de estoque, já que os produtos parados significam prejuízo e obsolescência dos mesmos, dependendo do item. As campanhas promocionais são ótimas soluções para vender produtos parados e zerar o estoque.
O segundo erro é insuficiência de insumos, já que se você não tem produtos, significa perda de vendas e, consequentemente, perda de clientes também. Por fim, a não utilização de ferramentas para controles de entradas e saídas é um problema que não deve ser cometido, já que isso pode te levar a uma compra excessiva ou escassez de itens.
Está pronto para ter um controle de estoque otimizado, garantindo adquirir as mercadorias suficientes e assegurando uma boa experiência de compra para o cliente? Então coloque as dicas em prática agora mesmo!
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