Skip to content

Borracha natural X borracha sintética: quais são as diferenças entre as duas?

Seja a partir da borracha natural ou com a borracha sintética, a borracha é um dos produtos mais importantes para a indústria de transformação e produção de bens de consumo. Mesmo disponíveis nas duas formas para as mais diversas aplicações, as versões naturais e sintéticas ainda dependem de modos de fabricação diferentes além da disponibilidade dos materiais na natureza.

Enquanto os polímeros naturais estão disponíveis na natureza, os polímeros sintéticos são fabricados artificialmente e podem ser obtidos na Poleflex, por exemplo. Existem ainda algumas vantagens e desvantagens inerentes aos tipos disponíveis e que podem pesar na escolha de acordo com o tipo de aplicação e as suas características.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre as diferenças entre a borracha natural e a borracha sintética!

A origem da borracha natural

A borracha natural é obtida a partir do látex, que é uma substância produzida em espécies vegetais de florestas tropicais e o principal destaque nesse sentido vai para a seringueira. Com incisões no caule da árvore, uma substância branca escorre, e é então coletada de forma recorrente para evitar qualquer tipo de contaminação.

Assim, é realizado o processo de vulcanização, que consiste na adição de enxofre para que ocorra o rompimento das ligações duplas, corroborando para a histerese da borracha. Com isso, obtém-se características como baixa deformação e grande elasticidade do material, o que permite a sua aplicação na fabricação de outros produtos.

A origem da borracha sintética

Com a evolução da ciência e na busca por novos materiais, os cientistas começaram a tentar replicar a reação química que ocorre nas árvores da seringueira, realizando algumas reações de polimerização com alguns compostos químicos.

Assim, produziram uma ampla gama de borrachas sintéticas, que variam conforme o tipo de monômero utilizado para produzir o polímero, conseguindo borrachas com propriedades específicas.

As borrachas sintéticas consideradas como mais comuns no mercado são as produzidas a partir de materiais como:

  • acetileno, formando o polibutadieno;
  • cloropreno, que forma o policloropreno ou o polineopreno e que também é conhecido como o neopreno.

Tipos de borrachas sintéticas

As borrachas sintéticas são divididas em alguns tipos. Confira:

SBR

SBR é o elastômero de estireno-butadieno. Apesar de ser sintético, é parecido com a borracha natural, porém, com uma elasticidade menor e maior homogeneidade. Mundialmente, é a borracha mais consumida.

É utilizado na produção de pneus pequenos e médios, solados, adesivos, entre outros. Além disso, pode ser combinado com a borracha natural e com elastômeros diferentes na criação de artefatos.

EPDM

O etileno-propileno-dieno é muito resistente a luz, calor, ozônio e oxigênio. Sofre pouca deformação quando comprimido e tem boa resistência a baixas temperaturas e químicos. É muito utilizado no setor automotivo.

Viton

Esse tipo de borracha sintética apresenta grande resistência a temperaturas muito altas e baixas, bem como a fortes ataques químicos. Dessa forma, é bastante presente em tubos de aviões, automóveis, equipamentos que usam alto vácuo etc.

NBR

NBR é uma borracha nitrílica resistente aos derivados de petróleo. É muito utilizada  na fabricação de peças automobilísticas, petroquímicas e gráficas.

Neoprene

A borracha neoprene pode ser obtida a partir do acetileno e do gás clorídrico. Entre suas aplicações, estão correias, artefatos moldados, extrudados, revestimentos de cilindros, impermeabilização, adesivos etc.

HNBR

HNBR, ou borracha de acrilonitrilo butadieno hidrogenado, é um material com elevada resistência a temperaturas baixas e altas, além de resistir bem à compressão no calor e manter a flexibilidade no frio. Seu uso é mais comum no campo automotivo e da engenharia mecânica.

Borrachas especiais

Um exemplo de borracha especial é a de silicone. Elas são aplicadas em isolamentos elétricos e aguentam temperaturas altas e baixas. São também muito usadas em ferramentas médicas e para revestir máquinas e equipamentos.

Vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de borracha

Existem algumas vantagens e desvantagens inerentes ao tipo de borracha e que permitem que a diferença entre elas seja estudada para uma melhor aplicação no produto final. Entenda!

Vantagens da borracha sintética

Um ponto importante é que hoje em dia a borracha sintética é mais utilizada do que a borracha natural, devido às suas opções de fabricação e o seu menor custo de produção.

Essa é a principal vantagem da borracha sintética, que ainda conta com a característica de alta resistência a solventes e pouco permeável aos gases, devido a sua estrutura considerada mais fechada, com moléculas menores.

Aplicações da borracha sintética

Dependendo do tipo de borracha sintética, é possível encontrar aplicações variadas. Alguns exemplos de utilização são nos pneus de automóveis, nas mangueiras de combustível nos postos de gasolina, no segmento petroquímico, na engenharia mecânica, entre outros.

Vantagens da borracha natural

Já a borracha natural oferece uma composição química com moléculas maiores e mais pesadas, com uma estrutura interna mais estável. Isso significa que o seu desgaste vai ser menor quando comparado com a borracha sintética e ainda permitindo uma maior elasticidade, não se rompendo facilmente.

Aplicações da borracha natural

Algumas aplicações da borracha natural são os pneus dos aviões e as luvas cirúrgicas, ótimos cenários que demonstram a necessidade de uma maior elasticidade e resistência ao desgaste.

Como encontrar um fornecedor de borracha de qualidade?

Mais do que entender a diferença entre os dois tipos de borracha, é primordial ter um fornecedor de qualidade para atender as demandas do seu negócio com segurança.

A Poleflex é especialista em produzir peças de borracha, com soluções feitas sob medida, entendendo a necessidade e aplicando as variações das características do material. Para quem busca um fornecedor de borracha que entregue produtos com alta qualidade, desempenho e ainda preste um excelente atendimento, a Poleflex é a melhor opção.

Com presença no mercado industrial há mais de 20 anos, a Poleflex conta com um processo de produção avançado, feito com equipamentos tecnológicos. Essa estrutura possibilita o desenvolvimento de peças de borracha de acordo com o desejo e a necessidade de cada cliente.

Além disso, a Poleflex possui a certificação ISO 9001/2015, que garante a qualidade nos processos e entregas. Isso contribuiu para o atendimento de mais de 400 empresas, ajudando-as na conquista de equipamentos duráveis e de alto padrão.

Em suma, conhecer as diferenças entre a borracha natural e a borracha sintética é uma ótima forma de escolher o melhor material de acordo com a necessidade do seu negócio. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens, sendo voltadas para aplicações diferentes dentro do mercado.

Por fim, ter um parceiro de confiança como a Poleflex faz toda a diferença para garantir a qualidade da operação. Entre no nosso site e fale com a nossa equipe comercial!

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pronto para obter a melhor solução para o seu negócio??

Translate »