Pertencente ao grupo que engloba as variedades de borracha de copolímeros e termopolímeros, a borracha EPDM tem uma ampla utilização na indústria automotiva, tanto na fabricação de tubos e mangueiras e anéis de vedação.
A sigla EPDM diz respeito às características da formação desse material, sendo o etileno propileno dieno uma das borrachas mais utilizadas na atualidade.
Além disso, o motor também depende da aplicação da borracha EPDM, uma vez que ela permite uma resistência maior a alguns ácidos presentes nesse dispositivo.
Quer saber mais sobre as funções e a importância da borracha EPDM para o setor automotivo da borracha? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!
A borracha EPDM
A borracha EPDM teve a sua introdução no mercado consumidor no ano de 1963 e, desde então, ganhou espaço, tornando-se referência em diversos setores, como o automotivo.
O termo EPDM é a sigla em inglês para ethylene propylene diene methylene e pode ser traduzido, em português, para borracha de etileno-propileno-dieno.
As principais características dos materiais e da borracha EPDM
A borracha EPDM possui algumas características que a destacam perante a outros materiais, principalmente no que diz respeito à sua boa resistência às temperaturas extremas.
A sua faixa de trabalho pode variar de -55ºC e chegar a impressionantes 150ºC, o que demonstra sua capacidade de trabalhar bem mesmo com variações.
Outro ponto importante desse material é a sua resistência ao ozônio, um elemento que nem todos os tipos de borracha conseguem suportar. Além disso, e borracha EPDM possui ainda mais características de resistência e durabilidade como:
- uma faixa de dureza que vai de 40 até 90 Shore;
- possui resistência a água quente e também ao vapor;
- possui resistência ao calor e oxidação;
- tem uma boa resistência a agentes químicos;
- possui algumas propriedades de isolamento térmico;
- possui uma boa flexibilidade a baixas temperaturas;
- boa capacidade de deformação permanente.
A aplicação da borracha EPDM no setor automotivo
As aplicações da EPDM no setor automotivo merecem destaque, uma vez que conseguem entregar uma ótima qualidade e permitem que o automóvel esteja mais seguro e confiável para os ocupantes.
Assim, pode ser utilizada para a fabricação de tubos e mangueiras para os radiadores, já que suportam o contato com água quente, vapor e alguns produtos químicos.
Outra aplicação importante é na vedação para os vidros e das portas dos automóveis, partes que exigem mais atenção e cuidados, pois impactam diretamente na segurança e conforto interno dos veículos. Um ótimo exemplo é a borracha que amortece o impacto causado pelo fechamento das portas, que é uma borracha EPDM.
Mais uma aplicação importante deste produto é na fabricação de anéis de vedação para utilização diretamente no motor do automóvel, melhorando a confiabilidade desse sistema.
As cargas, temperaturas e volumes de operação de um motor de um carro são grandes e exigem materiais de ótima qualidade para entregar a potência necessária para a realização do movimento.
Algumas aplicações da EPDM são:
- nas membranas de borracha para os telhados e na captação, já que não poluem a água;
- paredes laterais de pneus;
- correias transportadoras de materiais;
- coberturas de rolos e isoladores.
A Poleflex é o fornecedor ideal para o seu negócio!
A Poleflex é uma indústria especializada que produz peças em borracha de altíssima qualidade para os seus clientes, preocupando-se com a experiência e a confiança na utilização dos seus produtos.
Nossas peças técnicas em borracha são produzidas a partir de um centro avançado de fabricação, que alinha tecnologia e inovação para os melhores resultados.
Acompanhe o blog da Poleflex para saber mais sobre a importância de ter peças de borracha de qualidade!