Quando um consumidor compra um produto ou faz algum pedido, muito mais etapas e tarefas devem ser executadas que vão além da própria linha de produção em si. Falamos do supply chain, ou traduzido para o português como cadeia de suprimentos, que possui uma importância ímpar na hora de fazer com que os processos de entrega e logística sejam executados com sucesso, garantindo a satisfação do seu cliente final.
A cadeia de suprimentos pode impactar diretamente na qualidade do próprio negócio em si, inclusive com capacidade de até otimizar custos e entregar mais eficiência operacional. Assim, o supply chain é uma das etapas fundamentais na hora da manutenção da gestão e da qualidade com todos os processos, atuando em pontos importantes como o relacionamento com os fornecedores e até o suporte ao produto.
Quer saber mais sobre o supply chain e a importância de ter uma cadeia de suprimentos bem definida e otimizada para o seu negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!
O que é o supply chain?
O supply chain envolve todas as etapas que compõem desde a fabricação e até a entrega dos produtos e pedidos aos seus clientes, indo além da linha de produção em si.
Esse conjunto de atividades envolvem a produção, o armazenamento e o transporte do produto, incluindo até a aquisição de matérias primas e outros elementos de suporte a produção. Uma lista dessas etapas pode ser descrita como:
- A aquisição de matéria prima e qualquer tipo de insumo necessário à produção;
- A estocagem tanto destas matérias primas ou os produtos que estão sendo fabricados até estarem prontos para o envio aos clientes;
- Garantia do transporte de qualidade e garantia que chegarão corretamente aos seus clientes.
Assim, todas as atividades devem ser muito bem planejadas e mapeadas para que os melhores resultados possam ser obtidos na hora de garantir a eficiência do supply chain. E esse tipo de visão ainda pode ser integrado aos outros setores que também influenciam na linha de produção em si.
A importância da cadeia de suprimentos
A cadeia de suprimentos tem uma importância vital quando se percebe principalmente a mudança na visão do consumidor e o alcance da transformação digital. Antes o consumidor comprava com base somente no preço, sem se preocupar com mais características na hora de concluir a compra.
Hoje, o preço continua sim importante mas esse mesmo consumidor está mais crítico e seletivo nas suas escolhas, com outras prioridades também pesando na hora da decisão. Assim, as empresas devem investir na qualidade do serviço prestado, mantendo a atenção na compra, no momento da entrega do produto e no pós venda.
A importância da cadeia de suprimentos se estende para toda a empresa, permitindo que os processos se integrem e ocorra uma maior otimização das rotinas de trabalho.
O cliente se sente melhor atendido, garantindo que a sua satisfação seja a maior possível. Toda a produtividade do negócio aumenta, fazendo com que a cadeia de suprimentos se torne um diferencial competitivo para o negócio e garanta que as rotinas para fabricação sejam as mais eficientes possíveis.
O supply chain vai além da logística
O supply chain e a logística são sim conceitos relacionados, principalmente pelo motivo de que, muitas vezes, podem ser utilizadas para demonstrar situações parecidas. Um ponto importante é que a finalidade de cada uma das atividades ligadas a esses conceitos são diferentes, permitindo que a cadeia de suprimentos seja aplicada da forma correta.
A logística é a atividade responsável com as etapas que se relacionem com o transporte de mercadorias e produtos, contando com qualquer tipo de estratégia para uma movimentação ágil e otimizada. Outro ponto importante é que a aplicação de tecnologias específicas ao setor de logística garantem ainda mais eficiência, como o rastreio em tempo real e o gerenciamento do espaço em armazém e do nível do estoque.
A cadeia de suprimentos permite uma visão mais ampla desse tipo de planejamento e pode-se entender que até englobando a logística. Um ponto importante é que o supply chain permite ter uma visão completa da fabricação do produto, garantindo uma melhor conexão com os fornecedores, armazéns, transportadoras e até o cliente final.
A gestão e a qualidade na cadeia de suprimentos
A gestão e qualidade de todos os processos da cadeia de suprimentos é um ponto de atenção que toda a empresa deve se preocupar, principalmente por impactar diretamente no sucesso da implementação. Este tipo de planejamento deve focar ainda em otimização e redução de custos, integrando as diversas etapas da cadeia de suprimentos.
O bom relacionamento com fornecedores
Uma das melhores formas de garantir a boa gestão e a qualidade na sua cadeia de suprimentos é mantendo um bom relacionamento com os seus fornecedores. Esse tipo de ação, é fundamental para o processo de produção, uma vez que os insumos e matérias primas essenciais para a fabricação estarão presentes — com custos e prazos corretos.
Esse tipo de atenção na cadeia de suprimentos tem impacto direto na produtividade e se estende até em outros setores, como o de compras e o de controle de estoque. Com prazos bem acordados e a confiança de ambas as partes, evita-se atrasos, falta de material ou até o acúmulo de estoque na empresa.
A cadeia de suprimentos e a etapa de fabricação
Uma linha de produção não terá o que fabricar caso não tenham elementos básicos para o seu trabalho e a cadeia de suprimentos garante essa etapa. Um ponto importante aqui é ter o controle correto dos prazos e até de possíveis serviços externos que possam ser executados durante a produção.
Se uma determinada empresa faz uma contratação externa para a pintura do seu produto, a execução desse serviço deve ser realizada dentro do prazo estipulado, com a qualidade que foi acordada. A linha de produção deve ser mantida mesmo que ocorra algum tipo de imprevisto, como fatores econômicos e até ambientais.
O controle de materiais
Outro ponto importante do supply chain é realizar um controle eficiente dos materiais utilizados pela empresa, indo além da linha de produção em si e se preocupando até com materiais utilizados de forma indireta. Esse tipo de controle deve contar ainda com algum tipo de fator externo que possa afetar a qualidade do produto em si.
A manutenção e o suporte do produto ao cliente final
O supply chain também se preocupa com a satisfação do cliente final e se o produto em si atendeu às suas expectativas, assim como se a sua utilização está sendo satisfatória. E a cadeia de suprimentos vai até a manutenção do produto ou a possível necessidade de algum tipo de suporte avançado por parte do cliente.
A entrega dentro do prazo e a qualidade esperada são pontos fundamentais que os clientes se atentam, além de ter uma importância tão grande quanto o preço para justificar a decisão de compra. Essa atenção inclusive beneficia a fidelização dos consumidores, criando vínculos duradouros e que pode até levar a indicações valiosas, crescendo a rede de confiança da empresa.
Saiba mais!
A cadeia de suprimentos é uma ótima forma de promover a otimização de processos dentro da empresa, permitindo uma melhor gestão e uma visão mais abrangente de todas as atividades. Assim, a eliminação de qualquer tipo de etapa desnecessária e até o monitoramento da qualidade de execução dos processos é um dos pontos positivos de manter um bom supply chain.
Quer saber mais sobre o supply chain e outros benefícios de uma boa gestão de processos no seu negócio? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos!
No comment yet, add your voice below!