O setor de compras é primordial dentro de uma empresa, pois ele é responsável por garantir o funcionamento de toda a cadeia produtiva, fornecendo os insumos, produtos e itens tecnológicos necessários para o trabalho. Por esse motivo, deve ser priorizado e trabalhado por pessoas especialistas da área.
Suas principais atribuições são: a aquisição de mercadorias com boa qualidade, quantidade suficiente e custo acessível, busca pelos melhores serviços e entregas dentre os fornecedores parceiros, construindo boa relação para o negócio, entre outras funções essenciais para aumento da produtividade operacional.
Para saber com detalhes mais sobre o setor de compras, confira o conteúdo a seguir!
O que é setor de compras?
O setor de compras é o departamento responsável pela aquisição da matéria prima, materiais e mercadorias necessárias para o setor produtivo, no caso de indústrias, e produtos, para o comércio varejo e atacado. Para construir um bom relacionamento com os fornecedores, é preciso estabelecer um contato constante e construir uma relação de confiança. E só então, é possível organizar as entregas e agilizar a execução dos produtos e realização dos serviços oferecidos por uma empresa.
Quais os objetivos do setor de compra?
Para que fique clara a importância do setor de compras dentro das empresas, é necessário entender quais são suas atribuições. Abaixo, listamos os principais objetivos desse setor.
Adquirir mercadorias
A aquisição de mercadorias que estejam de acordo com os critérios de qualidade, é responsabilidade do setor de compras.
Isso é feito por meio da verificação do nível mínimo de produtos necessários para o estoque e reposição.Tudo deve ser feito de maneira estratégica e calculada, para não gerar excesso ou falta de mercadorias.
Para esse processo dar certo, é fundamental pesquisar o menor preço de mercado, em comparação com a qualidade, ou seja, melhor custo benefício. Assim, é possível aumentar os lucros da empresa.
Buscar os melhores fornecedores
Buscar os melhores serviços e entregas, também é função do setor de compras. Os gestores desse departamento, são profissionais que precisam sempre estar atualizados sobre as mudanças de mercado e ter um bom relacionamento com os fornecedores.
Fazer parcerias que ofereçam novidades e qualidade, é fundamental para manter a empresa atualizada e competitiva.
Consolidar boas relações com os fornecedores
Também é imprescindível ter transparência com seus parceiros. Isso ajuda a construir uma boa relação, garantindo melhores condições de negócios.
Como atingir esses objetivos?
Para realizar uma boa gestão de compras, é necessário colocar em ação todas as práticas que mencionamos acima: manter uma boa parceria com os fornecedores e adquirir mercadorias com um objetivo estratégico que otimize o lucro.
Além disso, é importante acompanhar de perto as novidades do setor, visando manter a empresa competitiva no mercado.
Lembre-se de ter essa rotina como hábito, pois isso é o que vai garantir bons resultados.
Afinal, ao definir melhores estratégias de compras, por exemplo, é mais fácil administrar os pedidos e garantir que a jornada de compra do seu cliente não seja afetada.
Como funciona o ciclo de compra?
O ciclo de compra dentro de uma empresa funciona por meio da realização da administração de todos os processos necessários.
Agora que você conhece os objetivos, vamos entender como funcionam essas etapas. São elas:
1. Pedidos de compras
Quem realiza a solicitação das compras é esse gestor de compras, pois ele tem o controle de todos os insumos presentes dentro da empresa e o que ainda falta comprar.
Para isso, os pedidos devem ser organizados por data, quantidade, fornecedor que irá trabalhar, data de entrega, transportadora interna ou externa e todos os detalhes que estão relacionados com o processo, de maneira organizada e pontual.
2. Escolher os fornecedores
O momento da escolha dos fornecedores é importante. Nesse caso, é preciso montar uma lista de fornecedores qualificados para análise, relacionando os preços, capacidades de entrega e todos os detalhes para a entrega efetiva.
Além disso, é necessária muita atenção nos detalhes, pois, se for selecionado errado, pode gerar um grande prejuízo para a empresa.
3. Realizar cotações
As cotações fazem parte das funções da de uma equipe de compras. Com elas, é possível organizar quais são os preços praticados pelos fornecedores e relacionar se com o aumento da quantidade do pedido resultará em um preço menor.
Isso contribui para a definição da compra e estratégia de negócio.
4. Definir preço de venda
O setor de compras também participa do processo de escolha para os preços de vendas. Dessa forma, os custos investidos no produto, com as matérias primas, mão de obra, ciclos do produto e todos os detalhes, serão incluídos.
Isso é feito com o objetivo estratégico de aumentar a lucratividade e evitar perdas.
5. Verificar o cumprimento das entregas e pagamentos
A verificação dos prazos dos pedidos é fundamental. Afinal, é preciso saber se os mesmos estão sendo entregues conforme o combinado. Além disso, é necessário que os pagamentos estejam sendo feitos, para não atrapalhar a relação com os fornecedores.
Assim, concluímos que todas as tarefas e funções feitas pelo setor de compras são essenciais para atender de maneira eficaz as necessidades da empresa.
Isso deve ser feito com o máximo de cuidado, porque, qualquer erro na solicitação, análise de preço ou quantidade, gera um risco enorme de prejuízos à empresa.
Lembre-se que o setor de compras precisa estar antenado às mudanças de mercado para manter-se constantemente atualizado, gerando uma maior competitividade à empresa.
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