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Bom relacionamento com fornecedores: por que e como promovê-lo?

Os impactos da pandemia na situação industrial brasileira foram bastante perceptíveis. Logo no início deste momento delicado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que, pela primeira vez em 8 anos, 15 dos locais pesquisados demonstraram quedas em resultados industriais.

Com a retomada gradual, no entanto, as empresas se viram diante de uma nova realidade que exige repensar seu relacionamento com fornecedores. Porém, como garantir que essa fase ocorra da melhor forma, beneficiando tanto sua empresa como seus fornecedores?

Diferentemente do que muitos pensam, é possível sim contornar o momento e consolidar parcerias, melhorando o relacionamento com fornecedores. Na verdade, buscar isso é um dever da empresa que quer ativamente sobreviver às consequências da pandemia e, no pós-crise, sair lucrando.

Quer saber como? Nós te damos algumas dicas! Continue a leitura para conferir!

A importância de um bom relacionamento com fornecedores

Em qualquer contexto, a manutenção de um bom relacionamento com fornecedores é uma das obrigações de um setor de compras eficiente. Trata-se de um pilar do seu planejamento estratégico produtivo — especialmente na indústria, onde toda cadeia de suprimentos faz a engrenagem deste segmento de mercado girar.

Mas é claro que, neste período afetado pela pandemia, essa relação tem tons diferentes. Empresas sofreram com os impactos econômicos e sociais da Covid-19.

Por isso, compreensão e empatia são elementos-chave quando o assunto é relacionamento com fornecedores.

Manter essa parte da sua operação intacta, contando com um ecossistema de logístico ainda eficiente, é essencial para que seu negócio não tropece. Com isso, juntos, sua empresa e seus fornecedores conseguem alavancar uma retomada contra a crise, destacando-se da concorrência.

A grande dúvida, porém, é como conquistar isso.

Afinal, esse é um objetivo de boa parte das empresas no momento: melhorar seu relacionamento com fornecedores e, da mesma forma, conquistar melhores condições de negócio — adequadas ao momento.

Para entender como fazer isso, listamos algumas dicas especiais. Confira a lista!

1. Condições especiais nas negociações e renegociações

O momento é de repensar e realinhar as estratégias corporativas. É claro que, com o baque da pandemia, o principal prejudicado foi o bolso das empresas — da sua e também dos fornecedores.

Por isso, é preciso lutar para buscar melhores condições nas próximas negociações ou renegociações. É o momento de alinhar novas expectativas e ser transparente com seus fornecedores, mostrando seu nível de demanda e também sua capacidade de investimento.

Dentro destes novos moldes, você e os fornecedores podem chegar em um resultado ideal para ambos os lados.

Ou seja, sua empresa não vai parar de produzir e nem de comprar com o fornecedor, mas as condições podem ser um pouco mais receptivas, com preços diferenciados e condições únicas — mesmo que por tempo limitado.

2. Peça por propostas em modelos diferentes

Com isso em mente, é preciso também repensar o relacionamento com fornecedores na sua camada mais burocrática: as propostas e contratos.

Algo que deve permear as condições especiais são as propostas modificadas. Afinal, talvez você não tenha como arcar com o mesmo valor e quantidade de certo insumo como tinha no começo do ano, certo?

Seus fornecedores entendem isso. Portanto, juntos, busquem reformular as propostas para que se encaixem na nova realidade de seus negócios.

3. Pague sem atrasos ou inconformidades

Uma das ações que mais garantirá o bom relacionamento com fornecedores é o pagamento em dia, nos valores acordados.

Afinal, se novas condições e propostas foram oferecidas, é um compromisso seu honra-las. Isso, não só mantém a confiança, mas a melhora. 

No cenário atual, não são todas as empresas que pagam corretamente, o que prejudica o fluxo de caixa dos fornecedores, portanto, não deixe de honrar o compromisso firmado.

4. Continue a avaliar o desempenho dos fornecedores

Por meio de indicadores de desempenho, busque analisar de forma objetiva o nível das entregas: o preço continua compensando a qualidade oferecida? A logística satisfaz ou deixa sua produção na mão? E o atendimento, é facilitado?

E essa não é uma tarefa crítica aos fornecedores, mas meramente um dever para com a qualidade do seu produto e com a satisfação de seus clientes. Portanto, independente do momento, exija o melhor sempre!

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