As peças de borracha estão presentes em diversas máquinas e equipamentos utilizados no dia a dia e não é diferente nos automóveis, sendo importantes para garantir o seu funcionamento correto. Estas peças estão presentes no motor, no câmbio e até em partes no interior do veículo oferecendo mais conforto e segurança.
Alguns componentes tidos como essenciais ao carros são peças de borracha e deve-se sempre estar atento ao estado de desgaste e as formas de utilização destes componentes. Os pneus são ótimos exemplos de uma das peças de borracha mais importantes e que podem impactar diretamente na capacidade de rodagem do automóvel como um todo.
Continue acompanhando a nossa publicação e sabia mais sobre as principais peças de borracha presentes no seu carro!
Quais os tipos de peças de borracha existentes em um veículo?
As peças de borracha presentes nos veículos possuem grande importância, principalmente quando se analisa o dano em potencial para as outras peças quando a manutenção correta não é realizada. E existem alguns destes elementos que realizam funções vitais para o automóvel e garantem a integridade e segurança dos ocupantes.
Algumas peças de borracha são de cara reconhecidas e entende-se a sua importância, principalmente as peças de vedação do interior do veículo como as presentes nas janelas. Outras peças não estão visíveis e nem são de fácil acesso, como algumas buchas e coxins presentes no motor.
Os pneus
Os pneus desempenham um papel fundamental por ser o único ponto de contato do veículo com o solo e deve garantir que este contato se mantenha estável e não seja interrompido, mantendo a estabilidade durante a condução. Os pneus apresentam um grande desgaste em relação as outras peças de borracha e caso sejam utilizados em mau estado, podem causar graves acidentes.
As buchas e coxins
Estas são exemplos de peças de borrachas que não estão visíveis e não são facilmente identificadas. São responsáveis por absorver os impactos dos componentes e em especial nos motores, evitando que as trepidações do metal do veículo sejam transmitidas para o interior do motor, causando barulhos e até estragando outras peças.
Mangueiras
Algumas mangueiras também são peças de borrachas e são utilizadas para o transporte de gases ou ar entre diferentes locais do automóvel.
Coifas da junta homocinética
As coifas são responsáveis pela proteção e prevenção de peças importantes da junta homocinética e auxiliam para que sujeira ou outros tipos de impurezas se não infiltrem pelas suas partes móveis.
Coifas da caixa de direção
Assim como na junta homocinética, as coifas da caixa de direção também a protege contra a infiltração de sujeiras ou outros tipos de impurezas e caso falhem, podem provocar ruídos e até folgas na direção.
Peças estéticas
Algumas das peças de borracha presentes no carro são na verdade peças estéticas e que possuem um papel significantes ao também proteger componentes maiores como a maçaneta da porta, o tanque de combustível e até o capô.
Limpadores de para-brisa
Os limpadores de para-brisa podem ser considerados como um dos itens de segurança mais importantes no veículo, uma vez que permitem a correta visualização do caminho a frente.
Como cuidar melhor das peças de borracha do seu veículo
Saber como cuidar melhor das peças de borracha presentes no veículo é a melhor forma de manter a qualidade geral destes componentes, melhorando a sua vida útil e a integridade do automóvel como um todo.
- Os pneus devem ser trocados numa taxa regular de tempo e de utilização, sendo importante ficar atento aos sinais de que o pneu pode apresentar um mau estado de conservação;
- Os limpadores possuem uma vida útil menor e algumas ações como realizar uma limpeza podem melhorar a sua utilização. Recomenda-se a troca a cada 4 meses;
- As peças de borracha estéticas também necessitam ser trocadas em um determinado período de tempo e é importante mantê-las sempre limpas;
- As buchas e coxins devem ser limpos com produtos específicos para essa finalidade e devem ser regularmente verificadas para atestar o seu bom estado;
- Já as mangueiras de ar e gases possuem uma data de validade que deve ser respeitada, atentando-se ao seu tempo correto de uso;
- As coifas devem ser revisadas e verificadas numa determinada quilometragem do veículo, geralmente a cada 10.000km rodados;
Saiba mais!
É importante conhecer e saber como cuidar das peças de borracha presentes no veículo, uma vez que desempenham um papel fundamental nos mais variados sistemas mecânicos, de segurança e proteção.
Continue acompanhando as nossas publicações, inscreva-se para receber nossa newsletter mensal!
No comment yet, add your voice below!