O assunto manutenção industrial certamente não é novo para você. Na verdade, toda empresa que possui máquinas e equipamentos sabe que a manutenção precisa ser feita. No entanto, em meio a outras prioridades, a manutenção industrial nem sempre é tratada como deveria.
Em algumas indústrias, ela é vista como um custo a mais, e acaba sendo postergada até o último minuto. Em outras, não há acompanhamento das máquinas e a manutenção industrial acaba virando sinônimo de problema.
O cenário ideal, porém, é bastante diferente disso e a manutenção é tratada como uma parte estratégica do negócio. Entenda mais!
Os tipos de manutenção industrial
Antes de entender como a manutenção industrial pode ajudar sua empresa, veja os 3 tipos de manutenção que podem ser realizadas.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é a mais simples e mais comum, mas frequentemente também a menos indicada. É simples: se a máquina parar de funcionar, o problema é encontrado e será consertado.
A manutenção corretiva nas indústrias só é indicada em casos específicos, onde a peça ou sistema em questão pode ser substituído rapidamente e não vai causar parada da produção. Na maioria das situações, a preventiva e a preditiva são mais indicadas.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva, como o nome já diz, é realizada antes que uma quebra ou falha aconteça. É comum, por exemplo, utilizar as recomendações do fabricante sobre o número máximo de horas que uma máquina pode trabalhar. Uma vez que esse número é alcançado, a máquina é parada e uma manutenção preventiva é realizada.
O receio de muitas empresas em realizar uma parada preventiva é que, em alguns casos, essas previsões são um tanto conservadoras e as peças trocadas ainda estão em bom estado. Para solucionar isso, foi criada a manutenção preditiva.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva também é feita de forma preventiva, com a diferença que ela utiliza análises e testes para determinar quando uma peça, sistema ou equipamento realmente precisa ser trocado.
Podem ser usados, por exemplo, análises de vibrações para detectar falhas em rolamentos e eixos ou análise de temperatura para detectar problemas em instalações elétricas. É claro que todos esses testes também têm seu custo, e a manutenção preventiva se justifica principalmente para sistemas estratégicos e itens de maior valor agregado.
Por que a manutenção industrial é estratégica para a empresa
Ao contrário do que muita gente pensa, a manutenção não existe apenas para consertar máquinas quebradas e consumir dinheiro. Veja alguns aspectos que podem ser otimizados quando a manutenção é tratada devidamente.
Garantia de produtividade
Tempo de máquina parada significa automaticamente prejuízo. Por isso é óbvio que se as manutenções preventivas e preditivas não forem realizadas, a empresa perderá em produtividade.
Ao contrário, quando a manutenção é corretamente planejada e executada, há garantia de que as máquinas estarão funcionando e sua produtividade pode ser aumentada consideravelmente.
Prolongamento da vida útil dos equipamentos
Não apenas a produtividade, mas também a vida útil dos equipamentos será beneficiada. Executar a manutenção corretamente é fundamental para garantir que suas máquinas não tenham um desgaste precoce. Com isso, você aproveita melhor seu investimento e tem mais retorno com cada equipamento.
Qualidade dos produtos produzidos
Máquinas que não funcionam corretamente também podem levar a problemas de qualidade dos produtos. Por exemplo, seu produto pode ficar fora das medidas ou ter uma durabilidade menor do que o desejado.
Redução de custos de manutenção
Pode parecer contraditório, mas quando você passa a dar mais atenção para a manutenção, os custos tendem a ficar menores. Isso porque paradas programadas e peças compradas de forma planejada são mais baratas do que reparos emergenciais.
Além disso, quando uma parte do equipamento quebra, ela pode danificar outros itens da máquina e acarretar um custo muito maior do que o custo que seria gerado em uma parada preventiva. Portanto, se quiser gastar menos com manutenção industrial, passe a investir mais em preventivas e preditivas.
Impacto positivo na saúde ocupacional
Por fim, a manutenção correta ainda pode se tornar estratégica para sua empresa em termos de queda no número de acidentes. Garantir equipamentos em pleno funcionamento é mais seguro e com certeza vai valer a pena.
Portanto, não faltam motivos para controlar, gerir e otimizar a manutenção. Se a sua empresa ainda não trata a manutenção industrial como parte estratégica do negócio, é hora de começar já!
O que achou das dicas sobre a manutenção industrial? Para ver outros conteúdos como esse e receber outras dicas preciosas, assine a nossa newsletter agora mesmo!
No comment yet, add your voice below!