Raspadores | Poleflex - Vedações especiais de borracha

O que são raspadores?

Os anéis raspadores agem na proteção de sistemas hidraúlicos e pneumáticos, agindo na redução de resíduos abrasivos e poeiras. Normalmente são acompanhados de um anel de metal e podem variar em tamanhos e formatos, dependendo da aplicação.

 

Possuindo uma montagem simples, essa peça pode agir também na vedação de sistema, mas, ainda assim, atua comumente como raspador. A função e aplicação irão variar de acordo com os ângulos dos lábios. 

 

Tipos de raspadores:

 

  • Anel Raspador ASOB e AUASOB;
  • Anel Raspador AUAS e AUAS-R;
  • Anel Raspador AUPS;
  • Anel Raspador P6.

 

Materiais com que podem ser feitos

Os raspadores podem ser encontrados em borrachas ou materiais sintéticos e, em alguns casos, contêm carcaças metálicas.

Qual a sua utilidade?

Os anéis raspadores agem na proteção e impedem que sujeiras e demais resíduos entrem nas máquinas ou cilindros. Dessa forma, eles garantem que o interior fique limpo, impactando diretamente na vida útil do equipamento.

 

Sem os raspadores, os resíduos abrasivos, por exemplo, ao entrar no sistema podem atingir as peças de vedação e danificá-las, o que pode gerar vazamentos de óleos lubrificantes e gases.

Principais aplicações

As aplicações podem ser variadas e irão depender do material utilizado na produção dos raspadores e devem ser consideradas as pressões que serão exercidas, ambiente de instalação e possíveis contaminantes.

 

Os raspadores atendem desde pequenos diâmetros até os grandes, podendo ser aplicados em hastes, eixos, cilindros ou pistões. Em casos de peças confeccionadas em borrachas, o processo de aplicação é mais simples, já nos com carcaças metálicas é importante contar com o auxílio de ferramentas específicas.