Peças especiais de borracha | Poleflex - Vedações especiais de borracha

O que são peças especiais?

Todas as empresas, independente do segmento de atuação, em algum momento precisarão contar com peças sob medidas, isso porque é inevitável que máquinas e sistemas exijam algumas especificidades de tamanho, formatos ou até material de produtos como rolhas, tampões de silicone e borrachas, por exemplo.

 

Em muitas ocasiões, as peças feitas sob medidas são ferramentas que suprem demandas de última hora e até eventuais manutenções, podendo ser consideradas uma ação de manutenção proativa.

Como é o processo de produção?

O processo de produção de peças de borracha sob medida, vai além do formato e material para a aplicação. Nesse caso, o cliente tem um contato direto com a empresa fornecedora, garantindo que o produto produzido seja de qualidade e entregue a eficiência esperada.

 

Para isso, são seguidas algumas etapas para a produção da demanda exigida. A primeira delas é a conversa entre as partes. Aqui, é essencial que sejam esclarecidas todas as dúvidas sobre a aplicação e quais as necessidades que o produto irá suprir, como temperaturas, contato com substâncias químicas e se atuarão na vedação ou redução de atritos, por exemplo.

 

Em seguida, a equipe técnica ficará responsável pelo desenho e criação das características que as peças deverão ter. Logo após isso, o projeto será enviado para a produção, onde ocorre a confecção de acordo com o que foi estabelecido entre o cliente e o fornecedor.

 

Caso haja a necessidade de ajustes nas peças produzidas, também será responsabilidade da equipe que cuidou do desenvolvimento do projeto e da produção final das peças.

Quais são suas utilidades?

As peças especiais, por serem feitas sob medida, são capazes de atender uma vasta gama de demandas. Suas utilidades podem variar de acordo com as necessidades apresentadas pelo contratante.

 

Por exemplo, as rolhas, que atuam na vedação de recipientes, devem ser produzidas especificamente para atender o formato, diâmetro e pressão do frasco em que será instalada, assim ela terá eficiência e garantirá segurança para o produto armazenado.

Principais aplicações no setor industrial

Assim como as utilidades, as aplicações são diversas, uma das mais comuns é nos automóveis antigos, visto que as peças antigas já não são encontradas facilmente.

 

Portanto, as peças sob medidas podem atender uma demanda de peças já existentes que apenas são recriadas, ou projetos que serão desenvolvidos do zero. Elas podem ser de diferentes formatos, materiais e atender qualquer que seja a necessidade do cliente.