Na era da informação, tudo está sujeito à mudanças a todo tempo. A importância da inovação na indústria é um dos temas que estão cada vez mais em pauta no Brasil.
Por mais tecnológicas que as empresas estejam, a maioria dos empreendedores ainda possuem dificuldades para lidar com esse avanço e transformar seu negócio de modo que sejam proporcionadas melhorias nos processos.
Quer entender como posicionar sua empresa nesse novo cenário de inovação industrial? Continue a leitura deste artigo e veja algumas dicas para isso!
As mudanças no setor industrial
As indústrias são um dos grandes fatores que incentivam o crescimento de um país. Por esse motivo, o setor industrial está cada vez mais competitivo.
Para uma empresa se destacar e crescer neste meio, ela precisa ingressar na onda de inovação de processos e de tecnologia, além de absorver e aplicar em suas vertentes. Muitas vezes entendendo que solucionar um problema da indústria com recursos internos gera mais esforço do que benefícios.
Além de inovar com alta tecnologia, a indústria está constantemente aprendendo a reduzir os atritos entre métodos antigos e as novas implementações.
Atualmente, a necessidade de atualizações constantes se deu devido a termos como indústria 4.0, internet das coisas e economia colaborativa. Veja.
Indústria 4.0
O impacto que esse termo causou foi definitivo. O professor Wolfgang Wahlster pronunciou esse termo pela primeira vez na Hannover Fair, em 2011, indicando que todos precisavam se preparar para a 4ª revolução industrial que estava sendo promovida pela internet.
Esse termo enfatizou como todos os meios que eram conhecidos naquela época estavam cada vez mais unificados, como a grande rede que conhecemos hoje. Conseguimos encontrar facilmente sistemas virtuais integrados com sistemas físicos, plataformas digitais e softwares próprios para o funcionamento indústrial.
Um dos benefícios que a indústria 4.0 carrega é a aplicação de métodos e tecnologias como big data e a computação em nuvem que reduzem custos de manutenção de equipamentos e o consumo de energia, além de aumentar a eficiência do trabalho em 25%.
Internet das Coisas
Este conceito já está presente e trouxe para as indústrias a percepção de que cada vez mais os dispositivos físicos estarão em rede, trocando informações entre si sem a intervenção do ser humano.
O desafio maior é encontrar maneiras de medir a inserção da internet das coisas nos processos, e acima de tudo inserir pessoas neste meio e investir em indivíduos capazes de lidar com este método.
Economia Colaborativa
Em meio a tantas mudanças e na velocidade absurda que acontecem hoje em dia, cada vez mais é necessário um ambiente cooperativo entre diferentes empresas de mercados distintos.
A cooperação pode criar inovação e competitividade dentro dos negócios, como combinações entre trabalhos de grandes empresas com startups. O principal é estar mais aberto a colaborações e buscar conhecimento e parcerias fora do microambiente.
Dicas para colocar a inovação na indústria em prática
Os passos para colocar a inovação na sua indústria vão além de compras de novos equipamentos e tecnologia de ponta.
Algumas mudanças nos processos e modos de enxergar a sua empresa, já proporciona um grande avanço. Portanto confira as principais dicas:
Invista nas equipes
Assim como investir em gestão, a indústria precisa investir em equipes capazes de lidar com a inovação. Parte dos recursos devem ser voltados à pesquisa e desenvolvimento do seu negócio. Assim você terá pessoas competentes para aprimorar seu produto com de maneira mais eficiente.
Aposte na tecnologia
Com a indústria 4.0 é certo que em algum momento sua empresa precisará de ferramentas mais ágeis e tecnológicas. Você precisa analisar as tendências do seu mercado e onde a tecnologia está sendo mais aproveitada.
Entender sobre termos como realidade aumentada, robótica e big data é essencial para saber onde você está com sua indústria e onde você precisa chegar.
Aplique uma gestão de inovação
Muitas indústrias interpretam a indústria 4.0 como somente compra de maquinários avançados e softwares inteligentes.
O que essas empresas se esquecem é que antes de efetuar as compras é necessário uma gestão para dar o norte para o negócio adquirir essas novas ferramentas. Pensar no futuro e como esses recursos serão aplicados é o primeiro passo para dar certo.
Aplicar uma gestão de inovação é indispensável. Não pensar em como investir seus recursos de maneira correta é uma porta para acumular dívidas que podem ser irreversíveis. A chave é se perguntar “o que eu ganho com a mudança de equipamentos?”, às vezes essa troca não é realmente necessária ou pode existir opções mais baratas.
Saiba como otimizar o trabalho no setor de compras com as dicas deste artigo!
Pense como uma startup
Startups são empresas que são peritas em resolver problemas de modo criativo e inovador. A chave ao se deparar com um problema é imaginar de que maneira nova você pode resolvê-lo.
Preste atenção nas pessoas
As pessoas estão no centro de todas as transformações. Aprender a observar colaboradores, clientes ou fornecedores geram grandes insights.
A empresa precisa olhar para o consumidor final, mesmo que não possua contato com eles, são esses clientes que estão mudando o comportamento e criando novas exigências e no final, impactando as mudanças nas indústrias.
A solução mais simples é criar canais para ouvir o que os consumidores têm a dizer. Canais empáticos e profundos que você poderá entender como sua empresa está impactando na vida das pessoas e onde precisa melhorar.
Convide todos que interagem de certa forma com sua marca e você terá uma visão bem ampla de como desenvolver sua indústria para se destacar no mercado.
Vá além da qualidade
Qualidade já deixou de ser um diferencial, hoje em dia é uma “obrigação” que você ofereça seu produto com a maior qualidade possível para seu cliente. No mercado, uma empresa menor pode muito bem fazer uma fórmula tão boa que pode se igualar a você, ou ser até superá-lo.
Saiba como deixar seus produtos em destaque indo além, oferecendo uma experiência única para quem os consome. Sua conquista é estar em destaque no patamar industrial por ter as melhores cabeças pensantes e não por ter a melhor tecnologia.
Tenha a mente aberta para o futuro
Gestores precisam encaminhar sua empresa para o futuro, isso só é possível quando se olha para frente e não para o retrovisor.
As mudanças e o alinhamento em uma indústria acontecem de cima para baixo, entender e avaliar todos os cenários possíveis que você pode enfrentar, dá chances de aproveitar mais oportunidades do que você está acostumado.
Seja realmente inovador
É muito comum encontrar negócios que investem milhões em desenvolvimento tecnológico interno, que poderiam facilmente ser encontradas em serviços ou parcerias com startups.
O primeiro passo para a inovação é procurá-la. Muitas empresas perdem tempo porque não procuram as soluções já prontas no mercado. Hoje em dia, existem propostas com os mais diversos resultados, que podem ajudar você a economizar tempo, dinheiro e esforço.
E então, entendeu como você pode transformar e colocar sua indústria no caminho da inovação? Esperamos que esse artigo ajude você a melhorar os processos internos da sua empresa!
Para continuar por dentro de todas as novidades do mercado, nos siga nas nossas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn!
No comment yet, add your voice below!