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9 dicas para uma gestão de qualidade

  • Date: 20 February, 2020
  • By ronacom

O segredo para uma gestão de qualidade eficiente é a otimização dos processos produtivos. Porém, não se trata apenas de alterar a forma de executar seus projetos. A gestão de qualidade não é movimento único, mas uma série de intervenções dentro do seu negócio. O objetivo? Vai depender da necessidade de sua empresa: redução de custos, aumento da qualidade das entregas, melhoria dos resultados, etc. Fato é que uma gestão de qualidade eficiente impacta o seu negócio e influencia na satisfação do seu cliente. Então, como implementá-la?

Afinal, a gestão de qualidade já não é a mesma coisa que foi anos atrás. Os processos de auditoria relevantes no passado estão ultrapassados. Por isso, cabe às empresas entender que o momento é de modernização.

E não somos apenas nós que afirmamos isso.

Segundo pesquisa do Sebrae, o perfil dos donos de negócio do futuro vai ser mais inovador e criativo. E essas não serão apenas características singulares desse nicho de profissionais, mas extremamente necessárias.

Com as evoluções tecnológicas e sociais, a forma das pessoas consumir se transformou — e continua se transformando. Aos gestores, cabe entender a importância da gestão de negócios nesse momento. Essa é uma matéria em constante metamorfose, impulsionada justamente pela modernização dos recursos.

No contexto empresarial, no que diz respeito aos processos internos e sua execução, o mesmo se aplica à gestão de qualidade. Conforme a demanda muda, a forma de conduzir a rotina operacional também deve mudar.

Aos responsáveis, cabe entender o cenário e, dentro de suas possibilidades, aprimorar o processo de gestão de qualidade.

Mas afinal, o que é a gestão de qualidade e quais os benefícios dela para a empresa? Continue a leitura para aprender!

O que é a gestão de qualidade?

A gestão de qualidade é o conjunto de ações que visam otimizar um processo, serviço ou produto. 

Ela pode ter incontáveis objetivos internos, no entanto, a gestão de qualidade busca proporcionar máxima satisfação do cliente. A superação dessas expectativas é conquistada por meio da criação de procedimentos e práticas que otimizem a rotina operacional do negócio.

Quais os benefícios de uma boa gestão de qualidade?

Agilidade operacional e excelência no resultado final, esses são os principais benefícios da gestão de qualidade.

Ao otimizar os processos e reforçar os critérios de auditoria, a empresa fortalece cada etapa produtiva do negócio. Ou seja, tudo que envolve o desenvolvimento do produto, serviço ou solução da empresa é encarado sob uma nova perspectiva: a de melhoria contínua.

Dessa forma, é possível observar os seguintes benefícios:

  • Menos falhas na produção, pois o processo produtivo é mais claro, conciso e objetivo.
  • Menos custos, afinal, há menor necessidade de retrabalho.
  • Uso eficiente da matéria-prima, já que o trabalho vai priorizar o custo x benefício e reduzir descartes.
  • Engaja funcionários, já que contribui para seu desenvolvimento profissional (e pessoal).
  • Aumenta a qualidade das entregas e, logo, a lucratividade do negócio.
  • Satisfaz os clientes, fidelizando um número cada vez maior de pessoas.
  • Dá maior relevância ao seu negócio perante o mercado.

O caminho para a gestão de qualidade na sua empresa

Os passos para construir uma boa gestão de qualidade na sua empresa vão além da cadeia produtiva. Na verdade, é preciso que atenção esteja em cada etapa que condiz à produção da sua solução: do setor de Compras ao pós-vendas.

No entanto, o caráter dessa intervenção é muito mais analítico.

Afinal, a gestão de qualidade serve justamente para controlar a forma com que os processos são conduzidos pelas equipes. Portanto, confira as principais dicas:

1. Análise de fornecedores e origem da matéria-prima

Um dos primeiros passos para se concretizar a melhor gestão de qualidade na empresa é a análise de fornecedores.

Afinal, apenas com fornecedores comprometidos, responsáveis e cujo produto/insumo apresente a qualidade desejada, é possível construir um processo de produção perfeito.

Exija de seus fornecedores o mesmo nível de qualidade que seus clientes exigem da sua empresa. Para isso, procure saber se os fornecedores atuais (ou potenciais) possuem certificados que atestem seus processos, como o ISO.

2. Análise de processos

Agora, voltando-se para dentro da empresa: uma gestão de qualidade eficiente começa na análise de processos internos.

Mapeie cada etapa por trás da produção de um produto, perguntando-se:

  • O que é feito?
  • Quem o faz?
  • Quanto tempo leva?
  • De quais recursos precisa?
  • A quem responde?
  • A quem recorre em caso de erros?

Assim, você terá em mãos um documento aprofundado sobre cada passo dado dentro da empresa, seja no escritório como no chão de fábricas.

Dessa forma, fica mais fácil se debruçar sobre esses passos e descobrir os erros e oportunidades de melhoria.

3. Implementação de metodologias de gestão

A melhoria contínua dos processos é uma das principais metas dentro de uma gestão de qualidade. Por isso, após a análise do que é bom e o que não é dentro da cadeia produtiva de um negócio, uma alternativa é modernizar essa estrutura com uma nova metodologia de trabalho.

Exemplos como o Ciclo PDCA (do inglês, Planejar – Fazer – Verificar – Agir); o framework SCRUM e a filosofia Agile, podem ser abraçados pela sua empresa. Esses métodos servem para reformular a forma com que sua equipe conduz os processos e sua execução, procurando otimizar as entregas e qualidade de produção.

4. Pesquisas com clientes

Quer aprimorar de verdade sua gestão de qualidade? Então vá à raiz de tudo: os clientes.

Busque entrevistá-los (pode ser por telefone, nada muito aprofundado, mas direto ao ponto), entendendo os porquês por trás de sua preferência pelas suas soluções, pontos positivos, negativos e como você pode melhorar ainda mais a sua experiência.

5. Invista na qualificação de seus funcionários

Seus funcionários são parte essencial de uma gestão de qualidade bem-sucedida.

Ao investir em cursos, certificações e qualificação do seu time, você agrega valor à equipe. Como benefícios diretos dessa ação, estão a melhoria na produtividade e mais eficiência em cada execução, o que só tem a aprimorar seu processo produtivo.

6. Utilize ferramentas de otimização

Em uma era de modernização de ferramentas e recursos, é indispensável que sua empresa abrace essas novidades.

A digitalização de documentos e o armazenamento em nuvem, por exemplo, lhe poupam dinheiro e dão mais segurança para seus arquivos.

Ferramentas de automatização de tarefas, como um CRM ou ERP, também facilitam e dão mais agilidade estratégica para seus funcionários.

7. Seja data-driven

Este item anda de mãos dadas com o de cima. Por quê? Bem, em uma realidade digital, a quantidade de dados captada pelos seus sistemas, aplicativos e ferramentas é gigante.

Aproveitá-los é o grande diferencial de uma empresa que se importa com a gestão de qualidade.

Como? A cultura data-driven diz respeito aos negócios que se aproveitam dos dados para melhorar a sua solução. Ou seja, por exemplo, dentro um ERP, você tem incontáveis informações sobre os processos gerenciais de sua empresa.

Com elas em mãos, além de você mergulhar na engrenagem que determina o funcionamento do seu negócio, você pode tê-las como base na hora de sugerir melhorias.

8. Auditorias em dia

E como você vai avaliar se todo esse esforço está trazendo resultados palpáveis? Bom, essa é a função das auditorias. Ao torná-las periódicas, você aumenta consideravelmente o nível exigido nas execuções.

Assim, além de conferir os resultados em primeira mão, você garante uma aplicação eficiente das novas metodologias de produção.

9. Foco no cliente

Por fim, a gestão de qualidade deve sempre prezar pela satisfação do cliente. Portanto, o foco e o direcionamento de suas ações deve visar esse objetivo, acima de tudo.

Por isso, como mencionamos acima, através de entrevista e leitura de dados, o cliente sempre é parte ativa dessa renovação qualitativa dos seus processos.

Assim, você moderniza e reformula seu negócio aos moldes do próprio cliente, entregando uma solução personalizada e que resolva suas necessidades!

E então, entendeu como aplicar a melhor gestão de qualidade em seu negócio? Esperamos que esse conteúdo o ajude a melhor os processos internos da sua empresa!

Para mais conteúdos sobre gestão, como este com dicas para melhorar a sua gestão de custos, fique de olho em nosso blog!


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