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Controle de qualidade: entenda o que é e como colocar em prática

O controle de qualidade é considerado como um requisito básico para que as empresas sobrevivam num mercado competitivo. Esse tipo de visão permite uma atenção ainda maior à satisfação dos consumidores e clientes finais, garantindo que tudo será fabricado e entregue conforme o esperado.

Além disso, vai além de somente uma preocupação com a qualidade do produto final. Este fator passa a ser considerado em todos os setores da empresa, fazendo parte da sua cultura organizacional para a entrega de excelência nos seus produtos e serviços.

Quer saber mais sobre o que é o controle de qualidade e como colocar em prática no seu negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

O que é o controle de qualidade?

Como o próprio nome já diz, o controle de qualidade visa aplicar ações de monitoramento para determinar se os produtos e serviços entregues pela empresa estão nos padrões estipulados. Assim, pode-se criar diversas estratégias e ações voltadas para atender a estas necessidades, garantindo a satisfação do cliente final.

Um ponto importante dentro do controle de qualidade é a sua capacidade de encantar o cliente final a partir da entrega de um diferencial competitivo. Com isso, ao definir altos padrões e a excelência no atendimento, pode-se atrair novos consumidores para o seu negócio, aumentando a produção e a operação.

Mais um fator decisivo para que o controle de qualidade seja colocado em prática é acompanhar o desempenho do negócio. Esse tipo de verificação vai principalmente em pontos que necessitam de ajustes, independente do ramo de atuação da empresa, estimulando a melhoria contínua e o crescimento saudável.

Como o controle de qualidade funciona na prática?

A ideia central para aplicar um controle de qualidade eficiente é sempre testar e verificar os produtos e serviços de acordo com um determinado padrão do negócio. Caso, ao final dos testes, análises e verificações, estes não estiverem nas normas estabelecidas pela empresa ou por alguma autoridade técnica, eles não são liberados para as próximas etapas de produção.

Um principal ponto na hora de aplicar o controle de qualidade na prática, é a atenção à comunicação entre os diferentes setores da empresa. Assim, caso algum colaborador encontre algum tipo de problema operacional que impacte no produto, pode sempre comunicar e escalar o problema para o time gerencial.

Outro ponto importante é implementar a gestão participativa, onde os líderes devem:

  • Ouvir;
  • Delegar;
  • Informar;
  • E proporcionar ações para motivar o seu time.

O pós-venda também é um ponto fundamental para garantir a máxima satisfação do cliente, uma vez que algum tipo de produto defeituoso pode acabar passando despercebido. Esse tipo de avaliação permite que a empresa atenda o cliente da melhor forma possível, demonstrando a sua preocupação com a qualidade e com a excelência no seu atendimento.

Quais os benefícios que um controle de qualidade agrega para a empresa?

Ao ter um controle de qualidade eficiente no negócio, diversos benefícios podem ser sentidos e percebidos. A própria cultura organizacional voltada para a qualidade é uma prática reforçada dentro do time e dos setores, engajando os colaboradores em prol da melhor execução das suas atividades.

Outro ponto fundamental é tanto a redução de custos, quanto a utilização eficiente dos recursos dentro do negócio. Ao fazer com excelência, evita-se o retrabalho ou qualquer tipo de ação corretiva no produto ou no serviço, otimizando a operação como um todo.

O aprimoramento dos métodos de produção, juntamente com a sua padronização, são outros benefícios que podem ser percebidos no negócio. As tarefas e atividades ficam mais fáceis de serem controladas e verificadas, permitindo uma gestão mais efetiva e próxima do negócio.

Finalmente, a empresa toda tem a ganhar com o aumento das vendas, novos clientes, a melhora da satisfação do seu consumidor final e uma maior lucratividade do negócio.

Como implementar o controle de qualidade na sua empresa

Sendo a ideia principal do controle de qualidade testar, verificar, analisar e inspecionar os produtos e serviços da empresa, é vital que tenham formas corretas de se implementar. Com isso, pode-se encontrar as causas dos problemas, traçando um plano de ação para correção e até promovendo um ambiente alinhado com a cultura de melhoria contínua.

Invista em treinamento e capacitação do seu time

Um controle de qualidade eficiente vai além de processos bem mapeados e analisados, dependendo também de quanto os colaboradores estão engajados nestas ações. O trabalho não é realizado sem a colaboração dos funcionários e de forma isolada, sendo essencial que todos participem das práticas para melhoria contínua.

Outro ponto importante é o investimento constante em treinamento e disseminação de conhecimento para todos as partes do time. Assim, os colaboradores têm autonomia para assumir responsabilidades e resolver problemas, garantindo que esse tipo de ação seja executada da forma mais eficiente possível.

Uma equipe capacitada e bem treinada também se sente motivada para executar as suas atividades com excelência. Passa-se a ter um sentimento maior de pertencimento a empresa, fazendo com que o funcionário vista a camisa do time e se preocupe também com seus bons resultados.

A padronização de processos recorrentes

A padronização dos processos recorrentes da empresa pode ser uma ótima forma de manter um controle de qualidade eficiente. Isso se deve ao fato de que ao efetuar uma padronização, consegue-se mapear todos os pontos importantes e verificar se as atividades foram cumpridas conforme o estipulado.

Isso demonstra uma forma de alinhamento constante da empresa, também levando essa excelência na execução para a sua cultura organizacional. A padronização também permite que os colaboradores executem melhor as suas funções, já que todos os pontos importantes, materiais necessários e possíveis cenários estão mapeados numa documentação para verificação.

O investimento em padronização é um dos pilares fundamentais na hora de garantir a eficiência na utilização dos recursos da empresa.

Conte com tecnologias que podem otimizar tanto o tempo quanto os custos de produção

O controle de qualidade tem a tecnologia como principal parceiro na hora de garantir a otimização do tempo e recursos da empresa. Isso se deve ao fato de que as ferramentas para essa finalidade promovem um ambiente ainda mais voltado à excelência operacional, reunindo as soluções num único local.

Outro fator importante na hora de promover um ambiente ainda mais engajado com o controle de qualidade é utilizar e aplicar algumas metodologias para melhoria contínua. Alguns exemplos podem ser:

  • O ciclo PDCA;
  • O diagrama de Pareto;
  • O diagrama de Ishikawa;
  • Um histograma;
  • E até a certificação ISO 9000 como garantia e demonstração do alto nível de qualidade aos clientes, parceiros e fornecedores.

O investimento em tecnologias para potencializar o controle de qualidade permite que a empresa esteja alinhada com as ações para esta finalidade. Também demonstra aos colaboradores, parceiros e clientes externos a preocupação da empresa em manter um ambiente de trabalho voltado para a excelência.

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