Realizar uma boa avaliação de fornecedores, não é importante somente para a gestão de compras, mas também pode impactar na qualidade do produto ou serviço entregue ao cliente final. A imagem de excelência da empresa perante o mercado, depende de fornecedores alinhados à estratégia do negócio.
Ter uma avaliação de fornecedores correta, impacta em diferentes quesitos, como a qualidade, o custo final do produto e satisfação da entrega. É importante ter critérios bem definidos, para que as necessidades específicas da empresa sejam atendidas, isso faz parte da preocupação com a saúde do negócio.
Quer saber como realizar uma avaliação de fornecedores corretamente? Continue acompanhando a nossa publicação!
A importância de realizar uma boa avaliação de fornecedores para o seu negócio
O controle de gastos e a eficiência na hora de realizar algum tipo de investimento, é importante para qualquer negócio, e principalmente nos tempos de instabilidade. Para a gestão de compras, essa é uma das tarefas principais ao demonstrar boas práticas e bons indicadores, além de permitir que o setor opere dentro de normas e dos melhores padrões de qualidade.
Uma boa avaliação de fornecedores, é importante para garantir que a empresa mantenha a sua qualidade e o controle de custo, alinhando bons profissionais e parceiros ao seu negócio. A norma da ABNT ISO 9001:2015, discorre sobre a qualificação de fornecedores para que sejam aplicados critérios na avaliação, seleção e monitoramento, além de prover processos, produtos ou serviços de acordo com os requisitos acordados.
É ideal ter um bom processo de avaliação de fornecedores
Ter um bom processo de avaliação de fornecedores, garante que as necessidades específicas da empresa e do próprio negócio, sejam atendidas, além do cumprimento dos requisitos acordados. Outro ponto importante, são as garantias de qualidade e prazo, para que os processos de produção continuem operando da melhor forma possível.
Ao realizar esse tipo de avaliação, além dos documentos de fornecedores, atente-se ao contexto geral do contrato. Isso acontece, desde a seleção inicial da empresa e permanece acompanhando seu desempenho.
Dicas importantes para fazer uma avaliação de fornecedores
Existem algumas dicas que são determinantes para uma boa avaliação de fornecedores, e conseguem demonstrar os requisitos desse processo, na prática. Pontos como a qualificação do fornecedor, a sua estabilidade, saúde financeira e desempenho operacional, são pontos importantes que devem ser levados em consideração, para manter a eficiência e a qualidade na parceria.
Avalie a qualificação do seu fornecedor
Para oferecer o melhor produto ou serviço ao seu cliente final, não basta ter os melhores equipamentos ou profissionais disponíveis, dentro da sua planta de produção. É importante que os materiais ou insumos utilizados, sejam de qualidade, com origem conhecida e garantida pelo fornecedor.
Essa é a etapa de avaliar a qualificação do seu fornecedor, verificando suas certificações de qualidade, a sua capacidade produtiva e se a estratégia está alinhada com os direcionamentos da empresa.
Avalie a estabilidade financeira do seu fornecedor
Outro fator que pesa na avaliação de fornecedores, é verificar a sua estabilidade financeira. Ter as contas em dia, impacta diretamente na qualidade do que é produzido, e se os produtos serão entregues dentro do prazo, anteriormente acordado. Pesquisar o histórico do fornecedor, saber suas antigas atividades e se apresenta alguma restrição, são formas de entender o atual momento, além de trazer mais transparência ao processo.
Entenda o desempenho operacional
Não adianta a sua empresa ter os melhores indicadores de eficiência e performance operacional, se o seu fornecedor não garantir a mesma qualidade. Os KPIs dele, promovem um melhor entendimento da capacidade produtiva, e se ele consegue atender a demanda de forma correta, mantendo o melhor desempenho.
Analise as questões relacionadas às especificações e qualidade do produto
Uma avaliação de fornecedores não permanece na planta de produção, é preciso analisar o material ou insumo que é entregue por ele. Ter especificações do produto e realizar uma gestão de qualidade, é uma etapa importante desse processo, alinhando fatores como a flexibilidade e atenção aos detalhes.
Saiba mais!
Realizar uma avaliação de fornecedores abrangente, e que determine a qualidade do parceiro para o seu negócio, é uma etapa importante e que garante a satisfação do seu cliente final.
Siga a Poleflex nas redes sociais – Facebook, Instagram e LinkedIn – e saiba mais!
No comment yet, add your voice below!