Os anéis raspadores agem na proteção de sistemas hidraúlicos e pneumáticos, agindo na redução de resíduos abrasivos e poeiras. Normalmente são acompanhados de um anel de metal e podem variar em tamanhos e formatos, dependendo da aplicação.
Possuindo uma montagem simples, essa peça pode agir também na vedação de sistema, mas, ainda assim, atua comumente como raspador. A função e aplicação irão variar de acordo com os ângulos dos lábios.
Os raspadores podem ser encontrados em borrachas ou materiais sintéticos e, em alguns casos, contêm carcaças metálicas.
Os anéis raspadores agem na proteção e impedem que sujeiras e demais resíduos entrem nas máquinas ou cilindros. Dessa forma, eles garantem que o interior fique limpo, impactando diretamente na vida útil do equipamento.
Sem os raspadores, os resíduos abrasivos, por exemplo, ao entrar no sistema podem atingir as peças de vedação e danificá-las, o que pode gerar vazamentos de óleos lubrificantes e gases.
As aplicações podem ser variadas e irão depender do material utilizado na produção dos raspadores e devem ser consideradas as pressões que serão exercidas, ambiente de instalação e possíveis contaminantes.
Os raspadores atendem desde pequenos diâmetros até os grandes, podendo ser aplicados em hastes, eixos, cilindros ou pistões. Em casos de peças confeccionadas em borrachas, o processo de aplicação é mais simples, já nos com carcaças metálicas é importante contar com o auxílio de ferramentas específicas.