A borracha butílica possui uma ampla importância para os mais diversos setores, indo desde as aplicações industriais e até na utilização em ambientes hospitalares. Sendo descoberta em 1937, tem um panorama de evolução e refinamento do seu processo de produção para se apresentar como uma solução para os desafios que estes setores demandam de segurança e proteção.
Este copolímero possui ainda uma grande importância para a biossegurança em ambientes como clínicas, hospitais e laboratórios ao ser utilizado nos equipamentos de proteção individual. E principalmente num contexto de pandemia causado pelo novo coronavírus, garantir este tipo de segurança é vital tanto para quem trabalha com o equipamento quanto para quem está sendo atendido.
Continue acompanhando a nossa publicação e saiba um pouco mais sobre a importância da borracha butílica para a área de biossegurança e as vantagens de ter um fornecedor de confiança como a Poleflex para o seu negócio.
O que é a borracha butílica?
Para começar a entender a importância da borracha butílica para a área da biossegurança, é importante entender as suas características e alguns detalhes da sua criação. E mesmo sendo criada em 1937, só foi lançada no mercado em 1942 como um copolímero de isobutileno e isopreno ou também conhecida como borracha de IIR.
Logo ganhou fama devido às suas propriedades que poderiam ser utilizadas em diversos cenários como o fato de ser impermeável e ter uma vida útil maior quando comparado com outros materiais. Um laboratório que nos anos 50 utilizava equipamentos de proteção individual feitos com a borracha butílica conseguia ainda mais segurança nos seus procedimentos, permitindo uma evolução nesse sentido.
A composição da borracha butílica
Por ser um copolímero, a borracha butílica liga polímeros de naturezas diferentes numa mesma cadeia para a sua composição. Isso permite que cada produto ainda tenha a sua característica em relação a dureza e elasticidade de acordo com a quantidade de cada elemento primário que compõe o produto final.
O isobutileno e o isopreno são formados basicamente por carbono e hidrogênio em composições diferentes, permitindo que a borracha butílica seja tão resistente quanto a borracha natural. Outro ponto importante é que o produto ainda possui uma durabilidade muito superior, oferecendo mais resistência às intempéries do meio ambiente como sol forte, chuva ou mudanças de temperatura.
Mais características da borracha butílica
A borracha butílica ainda pode ser caracterizada como uma borracha desenvolvida para aplicações especiais, diferentemente da borracha natural e outros tipos que são considerados para aplicações comuns.
O sistema de vulcanização do produto também pode interferir nas suas características, variando da quantidade de isopreno que pode ir de 0,6% a 3%.
A vulcanização ainda pode sofrer mais algumas variações, como:
- A vulcanização com enxofre e aceleradores, que é utilizado para reticular e ativar o óxido de zinco e aceleradores orgânicos na mistura. Assim, obtém-se estados de vulcanização mais adequados e até garante mais segurança no processo de uma forma geral;
- A vulcanização com quinona dioxima que utiliza óxidos metálicos como agente oxidante e aumenta a taxa da vulcanização, permitindo que seja realizada com a temperatura ambiente;
- A vulcanização com resina que são utilizados para gerar uma rede de reticulação, podendo ou não contar com agentes externos para que o processo ocorra.
Produtos que são fabricados à base de borracha butílica
Além de entender um pouco mais das características e da composição da borracha butílica, é importante visualizar o seu potencial de aplicação em diversos setores e cenários. A indústria de uma forma geral é um dos principais e que consegue agregar muito valor ao produto em si, principalmente a indústria de produção de pneus para automóveis.
Outros tipos de produtos que são fabricados a partir da borracha butílica podem ser:
- Câmaras de ar para diversas aplicações;
- A indústria farmacêutica para proteção de ambientes;
- Para vedação de ambientes de uma forma geral;
- A fabricação de folhas de isolamento;
- A fabricação de vedantes para condensadores químicos, amplamente utilizados na indústria eletrônica;
- Utilização para cobertura de cabos elétricos.
Um ponto importante para as aplicações que utilizam a borracha butílica é a sua resistência ao oxigênio, ao ozônio e até ao calor, proporcionando ainda mais segurança ao ambiente. Assim, consegue-se garantir que não irá ocorrer nenhum tipo de contaminação com esses agentes ou até o seu vazamento, o que impactaria em possíveis falhas ou acidentes.
A borracha butílica e a sua importância para a fabricação dos equipamentos de proteção individual
A borracha butílica possui uma grande importância para a fabricação dos equipamentos de proteção individual ou também conhecidos como EPIs. Estes garantem a segurança em ambientes como clínicas, hospitais e laboratórios para que as tarefas e atividades sejam executadas com qualidade, mantendo-se a atenção aos procedimentos estipulados.
Outro ponto importante pode ser percebido também no período atual de pandemia causado pelo novo coronavírus. Utilizar os equipamentos de proteção corretos e de acordo com o ambiente faz a diferença na hora de garantir a segurança dos profissionais que estão trabalhando na linha de frente em hospitais e centros médicos.
A luva é um destes equipamentos e que pode prevenir diversos riscos para as mãos como contaminação química, cortes e até queimaduras com baixas ou altas temperaturas. É importante ainda avaliar o risco de cada tarefa e escolher um EPI que seja adequado para a sua realização, não existindo uma luva que ofereça proteção em qualquer situação de trabalho.
Alguns exemplos de EPIs fabricados a partir da borracha butílica
Os EPIs fabricados a partir da borracha butílica possuem um elevado grau de resistência, principalmente devido às próprias características positivas do material. Mais alguns benefícios para os equipamentos de proteção individual são:
- Proteção e resistência a óleos e gorduras de origem animal e vegetal;
- Boa resistência ao oxigênio e ao ozônio;
- Resistência ao vapor e calor seco;
- Bom isolamento elétrico;
- Baixa permeabilidade ao gás e ao ar;
- Resistência à compressão;
- Boas propriedades de vedação;
- Impermeável em dimetilformamida ou DMF, um solvente eletrolítico comum na indústria.
Assim, a borracha butílica assume um papel importante na hora da fabricação de EPIs. Um ótimo exemplo é a própria luva de borracha butílica, que entrega resistência contra o ácido nítrico, ácido sulfúrico, ácido e peróxido hidroclorhídrico. Assim, a utilização deste produto promove um ambiente muito mais seguro e faz com que a empresa tenha a tranquilidade de saber que os seus protocolos de confiança estão sendo seguidos com qualidade.
Um fornecedor de qualidade faz a diferença!
A Poleflex é um fornecedor de confiança para o seu negócio que se preocupa com o seu produto, seguindo as normas técnicas e possuindo a certificação de qualidade ISO 9001. A empresa possui tradição no ramo da fabricação de peças técnicas de borracha, inclusive possuindo um centro tecnológico de pesquisa para produção avançada para garantir ainda mais qualidade no que é entregue ao seu cliente.
Atendendo a demanda específica de cada cliente, a Poleflex também se orgulha de ser uma fornecedora de materiais para os equipamentos de proteção individual sob medida para a indústria da saúde.
Saiba mais!
A borracha butílica possui uma ampla gama de aplicações em diversos setores da indústria principalmente devido às suas boas características de resistência, impermeabilidade e capacidade de comercialização. Na área da saúde e proteção individual, é utilizado na fabricação de EPIs de qualidade para profissionais que trabalham em laboratórios, hospitais e clínicas.
Conheça mais sobre a Poleflex na sua página oficial e veja como podemos ajudar o seu negócio!
No comment yet, add your voice below!