Crescer na carreira, destacar-se no mercado, deixar a sua marca. Esses são objetivos ousados de quem entrou ou já está no mundo corporativo. No entanto, é impossível negar que são recorrentes. A grande diferença entre sonhar e realizar é justamente a ação. Aqui, a proatividade é um diferencial e tanto. É a base do desenvolvimento profissional e algo que as empresas valorizam muito.
Basicamente, buscar pelo desenvolvimento profissional é o ato de causar uma evolução em si mesmo, impactando não apenas o seu currículo, mas tudo que o cerca. No mercado de trabalho, esse é um passo valioso para subir os degraus em direção ao sucesso.
Portanto, o que você está fazendo pelo seu desenvolvimento profissional?
Ele se baseia em mudanças intrínsecas, na maneira que você pensa e age no ambiente de trabalho. Trata-se de estabelecer metas desafiadoras e esforçar-se para alcançá-las.
A mudança torna as pessoas mais resilientes, além de moldar a forma que o mercado enxerga você. Um profissional que trabalha para atingir seus objetivos e os da empresa, tende a ser mais valorizado e, com o tempo, abraçar desafios e responsabilidades maiores.
Esse é um futuro possível para funcionários que estão envolvidos diretamente, com questões práticas e estratégicas de um negócio.
Logística, suprimentos e compras, por exemplo, costumam ser a fonte de líderes de empresas.
Como potencializar esse conhecimento diário, em um conjunto de habilidades que eleve sua carreira? É o que vamos explorar no conteúdo de hoje. Continue a leitura para aprender tudo!
Os pilares do desenvolvimento profissional
Buscar o desenvolvimento profissional, pode significar várias coisas, indicar incontáveis caminhos. Há 10 anos, desenvolver-se profissionalmente, era aprender sobre ferramentas digitais, e buscar ser um generalista, em detrimento de um especialista. E nos dias atuais? O que o mercado de trabalho exige de seus protagonistas?
A evolução das estratégias, e as constantes mudanças no comportamento do consumidor, tornam essas respostas divergentes.
Um ambiente mais moderno, como uma startup, vai exigir profissionais aptos a lidarem com seu nível de exigência, porém permitindo certas liberdades. Já um local convencional, busca alguém para lidar com as transformações recentes, e capaz de guiar a empresa nesse momento.
No entanto, como mapear essas habilidades até chegar nas competências em comum?
Foi o que o Fórum Econômico Mundial de 2018 fez. Em seu estudo, The Future Of Jobs Report, indicou que para a próxima década, as competências mais valorizadas serão aquelas que estão relacionadas com autoconhecimento.
- criatividade;
- colaboração;
- flexibilidade;
- pensamento crítico;
- capacidade de trabalhar sob pressão;
- resolução de problemas complexos.
O autoconhecimento é a base que interliga esses pontos. Ele é um ecossistema, que depende de suas habilidades comportamentais, mais do que quaisquer outras.
Afinal, as empresas buscam pessoas com perfil de líderes, autônomos em suas capacidades estratégicas, e competentes o suficiente para gerir a si próprias e seus times.
Em um futuro cada vez mais conectado, essas são habilidades essenciais para o seu desenvolvimento profissional.
No entanto, fica a dúvida — como conquistar essas habilidades? Afinal, não se tratam de competências simples. Algumas podem até desafiar o seu perfil de profissional. Portanto, como alinhar essa necessidade com seu objetivo de crescimento?
6 dicas para alcançar o seu desenvolvimento profissional
Algo que você deve ter em mente, é que o desenvolvimento profissional não é uma medalha. Ou seja, não existe um ponto de chegada. Todos àqueles envolvidos com o mercado corporativo, estão de uma forma ou outra, evoluindo.
Alguns conseguem potencializar esse aprendizado com técnicas e recursos, desenvolvendo-se em uma velocidade (e com qualidade) diferente de qualquer outro.
Quer fazer parte dessa turma? Comece pelas seguintes dicas!
Estabeleça objetivos e crie um plano de ação
Todo objetivo desafiador, exige um planejamento bem feito. Como falamos de uma carreira inteira, ele é mais essencial.
É hora de colocar no papel seus objetivos de carreira, relacionando eles com seu desenvolvimento profissional. Ou seja, o que é necessário para atingir o primeiro patamar? Quais estudos e habilidades? E o segundo patamar? Além disso, em quanto tempo você quer executar essas ações?
Claro, durante sua jornada, mudanças podem acontecer, o que é normal. O importante é definir seus objetivos e tê-los em mente. Dessa forma, cada passo em busca do desenvolvimento profissional vai mirar, igualmente, nessas metas.
Seja um profissional curioso
A curiosidade é uma competência intrínseca de profissionais bem-sucedidos.
É o que os leva a desenvolver um pensamento crítico e sistêmico, além de ser um fator chave na sua capacidade de resolver problemas críticos.
Você pode trabalhar essa competência, com estudos relacionados a sua área e que sejam de seu interesse. Uma alternativa é buscar mídias diferentes do convencional, como filmes e podcasts!
Amplie e reforce o seu network
Uma coisa é certa no mundo dos negócios: um bom networking é essencial.
Para o seu desenvolvimento profissional, é obrigatório manter e fortalecer sua rede de contatos. Por isso, busque aproximação com aqueles de maior potencial e expanda sua lista.
Eventos, palestras e cursos (presenciais ou online), são sempre uma boa plataforma para isso acontecer.
Invista em qualificação de forma contínua
Como mencionamos, o desenvolvimento profissional não apresenta um ponto de chegada. Ele é contínuo, da mesma forma que seus estudos devem ser. A qualificação é um passo para você evoluir intelectualmente e tecnicamente.
Devido a tecnologia, estratégias que eram sucesso ontem, amanhã se tornam obsoletas. O profissional precisa estar atualizado, e ter o conhecimento necessário para driblar situações como essa, criando soluções inovadoras.
Obtenha habilidades interpessoais
Falamos bastante de conhecimento técnico, mas e as habilidades interpessoais? O seu desenvolvimento profissional, depende do quão bem você lida com pessoas, e diferentes situações no ambiente de trabalho.
Entre as principais competências, procure desenvolver um senso de gestão apurado, assim como trabalhar a forma que você fala e transmite suas mensagens aos outros.
Aprenda a trabalhar em equipe
Por fim, lembre-se de que seu desenvolvimento profissional, não depende apenas de você, mas de todos que o cercam. Por isso, o trabalho em equipe é um recurso incrível para evoluir dentro da empresa, além de ajudar seus colegas.
Afinal, nem tudo se resume à competitividade. O sucesso é uma mistura de empenho e resultados. No mundo corporativo, a base disso é o trabalho exercido em equipe.
Aprender a ouvir, aceitar e absorver feedbacks, além de delegar responsabilidades, são algumas das características mais preciosas nesse processo.
E você, como vai trabalhar seu desenvolvimento profissional? Esperamos que essas dicas sejam úteis, guiando sua evolução!
Conteúdos como este e outros, podem estar facilmente, ao seu alcance. Que tal receber tudo no seu e-mail? É só se inscrever em nossa newsletter! Clique aqui e role até o rodapé da página, para inserir seu e-mail preferido.
Continue de olho em nosso blog e redes sociais, para mais novidades sobre a Poleflex e materiais da área de gestão e indústria!
No comment yet, add your voice below!