O retentor é uma peça de importância vital para a indústria e todo mercado, porém, não é um componente tão antigo. Pelo menos, não do jeito que se conhece hoje em dia.
Na verdade, a evolução da indústria automotiva (em uníssono com as necessidades das Guerras mundiais da primeira metade do século XX), alavancaram a modernização do retentor.
Desde então, sua função era simples: reduzir o atrito entre um eixo e uma superfície externa (como um cubo de roda), evitando a contaminação por sujeira.
Se antes eram compostos de materiais como feltro e couro, os novos problemas de vedação exigiram uma repaginação.
Assim, os retentores de couro começaram a receber reforços de borracha natural. Por volta de 1950, já era possível encontrar um retentor de borracha sintética, uma grande inovação para a época.
Hoje, esses componentes podem ser encontrados em uma variedade de materiais e composições. São capazes de resistir a uma série de intempéries, como altas velocidades e temperaturas.
Ou seja, são peças de borracha essenciais para o bom funcionamento dos equipamentos.
Além disso, são cruciais em uma indústria automotiva que ainda encontra forças para crescer e se estabelecer como uma das maiores do mundo.
Conheça mais sobre o retentor, suas características e funções. Continue a leitura!
O que é um Retentor?
De forma resumida: o retentor é um elemento de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e demais fluídos em um sistema com eixos. Dessa forma, protegem o sistema de uma contaminação que prejudique o trabalho da máquina.
Ou seja, o que precisa ficar dentro do sistema (como os lubrificantes), fica. Já o que precisa ser evitado, como a sujeira, fica de fora.
Como mencionado, são encontrados em incontáveis materiais. Os de borracha são uns dos principais modelos, utilizados em peso em uma variedade de funções por toda indústria.
Suas medidas variam de aplicação para aplicação, normalmente tabelados conforme o fabricante. Também podem ser encomendadas sob medida, especiais para sua necessidade.
São famosos por compôr sistemas automotivos, como caixa de válvulas. Por isso, se tornaram tão populares e reconhecidos.
Eles também podem ser utilizados em aplicações estáticas, em uma máquina parada apenas para evitar a entrada de sujeiras, como nas dinâmicas. Ou seja, um sistema em constante movimento.
Portanto, são encontrados em caminhões, navios, aviões, eletrodomésticos e máquinas industriais de todos os setores.
A Construção de um Retentor
O retentor é composto por algumas peças específicas, que cumprem funções bem especiais em sua aplicação. Confira!
Vedação Principal
É a parte em contato com o eixo, retendo todos os fluídos de dentro do sistema.
Hoje em dia, em aplicações dinâmicas, os retentores podem ter nervuras especiais. Assim, proporcionam um efeito hidrodinâmico que pode ser comparado a um sistema de sucção, evitando a passagem dos fluídos.
Vedação Auxiliar
Também conhecido como “lábio externo”, é responsável pela outra parte da vedação, a externa. Assim, evita que sujeira, óleos ou demais detritos contaminem a parte interna.
Mola
Tem como principal função compensar a carga radial que o eixo recebe.
Ou seja, com o desgaste da borracha, a carga radial reduz. A mola é como um “backup”, garantindo a eficiência da vedação e mantendo a carga.
Carcaça
É a estrutura externa do retentor, possibilitando sua montagem no alojamento designado. Normalmente é feita de algum metal, como o aço.
Costas
Apoio para variados dispositivos de montagem.
Diâmetro Externo
Também pode ser de materiais ou revestimentos variados (com borracha, com metal, meio a meio, pintura emborrachada, entre outros). Se trata da interferência entre o retentor e uma superfície do alojamento.
Os usos de um Retentor
Difícil seria nomear algum sistema mecânica, elétrico, hidráulico ou pneumático que não conte com pelo menos um retentor no sistema. Eles são componentes essenciais no prolongamento da vida útil de um sistema, como em caixas de direção, por exemplo.
Porém, são peças com diferentes características mecânicas e químicas. Cada compra deve ter como base a aplicação específica, para garantir máxima eficiência e segurança do retentor com o sistema em que está alojado.
Além disso, é importante ficar de olho na instalação (que deve ser precisa) e na manutenção das peças industriais, um elemento muito importante para conservá-la.
Inspeções e limpezas não devem ser ignoradas. Dessa forma, seu retentor cumpre a função por muito mais tempo e com alto padrão de qualidade sempre!
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