Skip to content
Poleflex Componentes Industriais
  • Home
  • Quem Somos
    • Missão – Visão – Valores

        Post navigation

        Prev Project
        Next Projects
  • Produtos
  • Qualidade
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
    • Missão – Visão – Valores

        Post navigation

        Prev Project
        Next Projects
  • Produtos
  • Qualidade
  • Blog
  • Contato
Telefone (11) 5043-9547
Fale Conosco
Poleflex Componentes Industriais
  • Home
  • Quem Somos
    • Missão – Visão – Valores

        Post navigation

        Prev Project
        Next Projects
  • Produtos
  • Qualidade
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
    • Missão – Visão – Valores

        Post navigation

        Prev Project
        Next Projects
  • Produtos
  • Qualidade
  • Blog
  • Contato
Telefones: (11) 5043-9547
Fale Conosco

9 dicas para otimizar o trabalho no setor de compras

  • Date: 26 September, 2019
  • By ronacom

O potencial estratégico do setor de compras é enorme. Responsável por adquirir as matérias-primas, materiais e componentes necessários para o processo produtivo da empresa (e também para mantê-la funcionando), o setor carrega um grande peso. Por isso, muitas vezes o trabalho da equipe emperra.

Burocracias, rotinas lentas, falta de direcionamento e de gestão podem contribuir para o cenário. O resultado? Altos custos na aquisição de materiais, atrasos, falta de alinhamento entre setor de compras e fornecedores e muito mais.

Tudo isso culmina no produto final. A qualidade cai, bem como seu crescimento financeiro e corporativo. E então, como evitar cair nessa armadilha?

A notícia boa é que há caminhos muito práticos para sair dessa enrascada. Uma mudança de mindset e uma gestão mais ligada no setor de compras podem revolucionar toda a operação.

Porém, estamos falando de um setor repleto de responsabilidades. Ao mesmo tempo em que a equipe precisa encontrar um meio de otimizar seu trabalho, ela precisa manter (ou melhorar) a qualidade de suas compras. Além, claro, de aprimorar a relação com fornecedores.

No entanto, para realizar isso não é preciso nenhum grande malabarismo. Neste artigo, descomplicamos a jornada para a você otimizar seu setor de compras com dicas que melhoram seu processo de ponta a ponta. Confira!

Otimize o tempo do setor de compras

Normalmente, o setor de compras cumpre um papel bem operacional na estrutura corporativa. No entanto, com sua otimização, é possível transformá-lo em um braço operacional da empresa.

Dessa forma, você reduz custos e contribui para o desenvolvimento do negócio, influenciando positivamente os resultados com um trabalho eficiente.

1. Entenda tudo sobre o consumo da sua empresa

A primeira coisa que sua equipe do setor de compras deve fazer é revisar todo o consumo da empresa. De forma detalhada, repasse cada item utilizado nos processos produtivos rotineiros, periódicos e raros.

Dessa forma, você será capaz de reorganizar as receitas e promover melhorias na saúde financeira.

2. Organize as necessidades da empresa

O próximo passo para a otimização do setor de compras é organizar as necessidades de cada área da empresa. Com o entendimento aprofundado do consumo, você e sua equipe podem definir de forma criteriosa as necessidades de cada setor, inclusive o produtivo.

Essa ação ajudará o setor a definir parâmetros de consumo, evitando compras antecipadas desnecessárias e mantendo uma cultura organizacional que preza pela eficiência.

3. Quais os critérios do setor de compras?

Um setor de compras otimizado depende do tipo de aquisição que faz. É preciso fazer um balanço saudável entre o melhor preço e melhor qualidade.

Dessa forma, avalie bem com a equipe e os especialistas qual a real necessidade de cada área e de cada projeto. Peças, componentes e insumos de qualidade devem ser priorizados caso essa característica garanta melhor custo x benefício para sua empresa.

Mas também não fique apenas nessa metodologia. Muitas vezes, processos produtivos secundários não exigem máxima qualidade, então sua equipe pode optar por opções mais baratas e que não pesem no orçamento.

Procure revisar seus critérios de compra seguindo as principais necessidades e também a receita disponível.

Melhor qualidade dos produtos comprados

Com processos de compra alinhados, chegou a hora de avaliar se os produtos que o setor investe são realmente os melhores disponíveis.

Este tópico não vai na contramão do anterior, mas complementa-o: seja mais caro ou mais barato, opte sempre pela opção que tenha qualidade garantida. Isso vai agregar maior valor a seus produtos.

4. Busque o máximo de informações

É preciso entender o produto que será comprado. Tenha em mente as características físicas, químicas, mecânicas, composição do produto exigido e seus semelhantes.

(Aliás, fique atento… No processo produtivo ou no dia a dia da empresa, é possível substituir tal produto? Conheça todas as opções).

Essas informações vão valer muito na hora do orçamento e facilitam sua negociação com o fornecedor.

Faça buscas em catálogos e na internet. Busque vídeos que mostrem aplicações práticas do produto, componente ou matéria-prima. Uma opção viável é ler artigos em blogs de especialistas no assunto.

5. Comparar preços é essencial

Não subestime o potencial da comparação de preços. Como o setor de compras exige muitos recursos, é essencial que você faça uma análise apurada das diferentes opções oferecidas pelos fornecedores. Assim, poderá negociar aquela que melhor balanceia qualidade e preço.

Além disso, busque sempre contar com três fornecedores diferentes em seu sistema. Dessa forma, você tem mais controle na compra e na negociação, não dependendo apenas de uma ou outra opção que, ao final, podem até complicar seu orçamento.

6. A sazonalidade pode comprometer sua produção

Em questões como a sazonalidade, um planejamento de compras pode salvar seu negócio. A sazonalidade ocasiona cenários bem específicos em todo tipo de comércio, criando períodos de intensa demandas e outros de profunda escassez.

Para que sua empresa não sofra com isso, planeje-se com relação a esse tipo de insumo e garanta seu estoque. Uma forma de fazer de esse levantamento é analisando todo seu histórico de compras e vendas durante o ano. Assim, você conseguirá identificar a época em que certas demandas crescem.

Dessa forma, sua empresa consegue se antecipar e garantir que a produção continue 100%!

Melhore sua relação com os fornecedores

Um dos principais passos para otimizar o setor de compras da sua empresa diz respeito à relação com a equipe com fornecedores.

Uma boa relação é garantia de um trabalho consistente, bem feito, com entrega rápida e qualidade garantida. Além disso, permite que o próprio fornecedor se familiarize com seu processo produtivo, facilitando a negociação.

7. Faça a gestão de fornecedores

Dados atualizados, organizados e de fácil acesso contribuem para uma relação mais eficiente entre empresa e fornecedor. Além de facilitar a operação da equipe, uma boa gestão torna a tomada de decisões mais eficiente.

Para tanto, faça bom uso de ferramentas que auxiliem na gestão dos fornecedores, que reúnam informações de contato, histórico de transações, catálogos e mais dados relevantes.

8. Gerencie corretamente os pagamentos

É importante que o financeiro esteja alinhado com o setor de compras, assim, a gestão de pagamentos pode ser realizada sem atrasos. Portanto, faça um planejamento plausível dos pagamentos.

Esse é um detalhe importante, pois mostra o comprometimento da sua empresa com a negociação. O cuidado extra pode ser recompensador, beneficiando a imagem de sua empresa e abrindo portas para novas oportunidades, além de conquistar a confiança do fornecedor.

9. Estabeleça canais de comunicação

O contato entre fornecedor e setor de compras não deve possuir obstáculos. Assim, você promove uma relação produtiva, que preza pela agilidade na resolução de problemas e demandas.

Crie canais de comunicação (ou estabeleça canais existentes) que possibilitem o contato imediato e transparente.

Esperamos que você tenha entendido os benefícios de um setor de compras otimizado. Além de melhorar o trabalho da equipe, você dá espaço para que o setor se desenvolva estrategicamente, colaborando para um crescimento escalável do negócio.

Quer receber mais conteúdos exclusivos sobre a indústria, dicas sobre metodologias de trabalho e sobre a atuação da Poleflex? Inscreva-se em nossa newsletter!


1 Comment

  1. Marlon da silva

    Muito bom conteudo parabens.

    • Reply
    • Link

Add a Comment Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pronto para obter a melhor solução para o seu negócio??

Peça um Orçamento
Poleflex Componentes Industriais

Empresa Brasileira 

Facebook-f Instagram

Sitemap

  • Home
  • Soluções
  • Blog



Central de Denúncias

Poleflex

R. Dias da Silva, 1176 – Vila Maria, São Paulo – SP, 02114-002 

  • Telefones: (11) 5043-9547
  • vendas2@poleflex.com.br

©2022- PoleFlex-Todos os direitos Reservados

  • Politica de Privacidade

Desenvolvido Por AGL-Agência Digital Local

Translate »
Gerenciar Consentimento

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.

Funcional Always active
O armazenamento técnico ou acesso é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a única finalidade de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferences
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatistica
O armazenamento técnico ou acesso que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
View preferences
{title} {title} {title}