Entender qual o tipo de sistema de vedação é o ideal para a sua linha de produção. Isso também passa pelo entendimento do que é esse sistema, e sobre as características e benefícios de cada um.
Como objetivo principal e em comum para todos os tipos de sistema de vedação, tem-se a interrupção ou impedimento da passagem de fluidos – sejam eles líquidos, sólidos ou gasosos – de um meio externo para um meio interno. Assim, nesse post falaremos sobre os sistemas de vedação. Confira!
Qual a importância do sistema de vedação?
Evitar vazamentos é fundamental em qualquer indústria e as vedações ainda exercem um papel de preservar todo o sistema contra contaminações de agentes externos e que podem ser danosos àquele ambiente. Por isso é um sistema de alta importância para produções industriais de qualidade.
Qual é a utilização do sistema de vedação?
A sua utilização e a melhor aplicação depende também do tipo de sistema de vedação que é o ideal para aquela linha de produção.
É importante conhecer cada tipo de sistema de vedação para aplicá-lo da melhor forma possível. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!
Quais os benefícios desse sistema?
Além de evitar vazamento e falhas que podem prejudicar o funcionamento correto das máquinas e equipamentos presentes numa linha de produção, os sistemas de vedação também evitam o desgaste excessivo das peças.
Ao evitar algum tipo de vazamento, atuam numa outra missão que é a de evitar a contaminação do meio ambiente e garantir a boa imagem da empresa perante os seus clientes e fornecedores, pois é possível, dessa forma, entregar produtos de alta qualidade.
Quais são os tipos de sistema de vedação?
Com isso, é importante conhecer cada tipo de sistema de vedação e as suas características principais para conhecer também qual é a área mais indicada e/ ou recomendada para cada um dos tipos existentes.
Acoplamentos
Os acoplamentos são bastante utilizados juntamente a motores e redutores industriais e são considerados como os responsáveis pela eliminação dos ruídos ou de choques quando estes dois equipamentos são acionados.
Anéis de vedação O’ring
Este componente é um tipo de sistema de vedação que tem o formato de um “O” e pode ser utilizado tanto em sistemas dinâmicos quanto em sistemas estáticos.
Pode ser fabricado a partir de diversos materiais e contendo diversos tamanhos, respeitando as normas de fabricação industrial. Podem ser encontrados em diferentes equipamentos, como os que lidam com fluidos gasosos e líquidos.
Anéis raspadores
Os anéis raspadores são utilizados para compor os processos de limpeza e proteção dos sistemas de vedação com uma função única de remover poeiras, sujeiras e outros tipos de partículas estranhas naquele ambiente.
Coxins
Os coxins por definição são elementos utilizados para realizar a absorção de vibração e de impacto em sistemas mecânicos, garantindo mais estabilidade durante a execução do serviço das máquinas ou equipamentos.
Podem ser aplicados também em motores de alta, média ou baixa rotação e em aparelhos de ar condicionado – além de empilhadeiras, tratores e prensas mecânicas. Assim como sistemas que têm rotação, como ventiladores, balanças e motores.
Êmbolos
Os êmbolos oferecem a segurança que o sistema necessita e controlam os fluidos hidráulicos e pneumáticos, evitando que se espalhem para o meio ambiente e para outros equipamentos de pressão mais baixa do que o sistema original. É um sistema muito seguro, controlando com eficiência esses fluidos para não passar para o ambiente externo.
Gaxetas
As gaxetas são elementos responsáveis pela vedação que podem ser aplicados tanto em sistemas hidráulicos quanto em sistemas pneumáticos com um movimento chamado de axial de baixa ou alta pressão.
A vedação é realizada a partir de uma pressão do fluido nos lábios, que vão de encontro ao cilindro ou às hastes de movimentação. Também existem as gaxetas chevron, que possuem o formato em V, apoiando-se na área superior dos anéis dos sistemas de alta pressão e hidráulicos.
Juntas de vedação
As juntas de vedação podem ser consideradas como os componentes mais comuns e sendo um famoso tipo de sistema de vedação.
Podem ser fabricadas utilizando borracha e são utilizadas em vedações estáticas nos motores e em peças como uma carcaça de máquinas oferecendo uma vedação prática e segura sendo disponibilizados em diversos tamanhos. São aplicadas em motores e flanges, com composição de borracha.
Retentores
Estes elementos de vedação são conhecidos pela sua versatilidade e a sua fabricação – com uma chapa metálica interna e externa além de uma mola helicoidal – garante uma alta rigidez e estabilidade para este tipo de sistema de vedação. A escolha do retentor correto depende da pressão, temperatura e velocidade de utilização que ocorrerá dentro da planta de produção.
É um sistema de vedação rígido, alcançando um potencial extremamente estável, rodando de forma firme, ao mesmo tempo que vemos os pontos. O sistema evita barulhos das máquinas e atritos que causaram danos. A composição é em termoplástico de poliuretano.
Onde conseguir um sistema de vedação de qualidade?
Independentemente dos tipos de sistema de vedação que será escolhido para compor a planta de produção é importante conhecer os seus detalhes e as melhores práticas de utilização. A Poleflex possui um amplo catálogo de produtos e podem auxiliar e impactar positivamente na sua produção, entregando o melhor resultado e oferecendo o melhor tipo de sistema de vedação.
Assim, os sistemas de vedação são utilizados para o bloqueio da passagem de fluidos sólidos, líquidos ou gasosos. É importante para evitar vazamentos externos. Existem diferentes tipos de vedação, como: acoplamentos, anéis de vedação, coxins, êmbolos, gaxetas, juntas e retentores.
A Poleflex é especialista no desenvolvimento desse produto, entregando materiais de alta qualidade e durabilidade. Quer realizar um orçamento? Entre em contato conosco!