Fazer networking é excelente para o setor de compras. O networking é o ato de criar uma rede social dentro da área profissional, com o objetivo de se concentrar nos relacionamentos e gerar oportunidades para negócios.
Isso traz grandes oportunidades de crescimento para a empresa e deve ser muito bem trabalhado pelo setor de compras. Isso porque a função que um comprador tem dentro de uma organização é primordial para alavancar os ganhos e equilibrar os custos da empresa.
Um comprador é responsável por gerenciar grande parte das aquisições, buscando as melhores opções de fornecedores. Assim, saiba mais sobre como fazer networking e a importância dele para o setor de compras no post!
O que é networking?
Conhecer a fundo o que é networking e qual a sua importância dentro de uma empresa é uma das funções do setor de compras, assim como colocar o conceito em prática.
Dessa forma, o networking está baseado na formação de uma rede de contatos. Nesse contexto, é possível afirmar que a principal rede de contatos para o setor de compras são os fornecedores.
Qual a relação entre o setor de compras e o networking?
O setor de compras pode conter profissionais de diferentes áreas, como: administradores, profissionais de logística, gestores comerciais, entre outras. Porém, como via de regra, as estratégias para que a área flua bem são as mesmas, e todas elas envolvem o networking.
A área também demanda do comprador um grande senso crítico para tomada de decisão, pois afeta toda a empresa, estoque, produtos e financeiro.
Uma das funções básicas é realizar uma análise de fornecedores, assim como comparação, histórico, dados das empresas, para que a decisão de parceria seja tomada.
Esse know-how agiliza o tempo desprendido para fechar parcerias confiáveis, otimiza os custos e aumenta o retorno desejado com o fornecedor. O profissional de compras também deve ter uma capacidade crítica, habilidade com a negociação e visão sistêmica, para que a rede de networking seja valiosa para empresa e também sólida.
Assim, independentemente do nível do comprador, o networking é indispensável para a área e também é imprescindível para o profissional como manutenção dos conhecimentos. Quanto mais tempo o comprador tiver de mercado, mais sólido se espera que seu networking dentro do setor seja. Com isso, reafirma-se a necessidade de ter uma relação mais próxima com os profissionais das empresas fornecedoras.
Quais os benefícios dessa prática para o setor de compras?
O networking do setor de compras traz diferentes benefícios, em sua maioria ligados ao encontro de melhores fornecedores.
Quando há um networking positivo com os fornecedores, os profissionais de compras têm um acesso mais fácil a informações da área, entrando em contato com diferentes pontos de vista e perspectivas, antecipando-se a tendências e possibilitando negociações mais favoráveis.
Como fazer networking?
A rede de networking pode ser construída por meio de contato direto entre o setor de compras e os representantes comerciais de outras empresas, com ligações, e-mail e possíveis visitas à fábrica.
Além disso, há a oportunidade de encontrar representantes em feiras da área, facilitando ainda mais o contato e troca de informações. A prospecção pelo LinkedIn também facilita muito o networking hoje em dia, tornando possível encontrar profissionais na plataforma e acessar diversas informações sobre as empresas.
O networking também pode ser feito com a indicação de empresas por parceiros já firmados, pois, geralmente, quem já está na área tem boas sugestões. Assim, é possível que o próprio fornecedor conheça uma empresa que oferece algum serviço ou produto que ele mesmo não fornece, mas que complementa a compra desejada. Dessa maneira, são adquiridos novos contatos de confiança.
Em suma, participar de feiras de negócios, entrar em contato com as empresas e estar presente ativamente no mercado e nas redes como LinkedIn ajudam a montar um networking de qualidade. Isso é muito importante para o setor de compras, pois faz com que o relacionamento com os fornecedores seja mais ativo e positivo, economizando tempo e possibilitando melhores negociações.
Gostou do post? Siga-nos nas redes sociais para mais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.