FIFO: o que é, como funciona e quais os benefícios?

Trabalhadora afro-americana escrevendo lista de inventário enquanto verifica o estoque na sala de armazenamento

Quando falamos em organizar e gerir o estoque, logo vem à mente os desafios envolvidos nessa tarefa. Isso porque a forma como você armazena a mercadoria influencia na redução dos desperdícios e custos. Logo, deve ser feito de maneira planejada, para que o fluxo de estoque seja eficaz.

 

Pensando nisso, algumas técnicas são utilizadas. Uma delas é o FIFO, que significa first-in-first-out, ou seja, primeiro que entra, primeiro que sai, e em português também é chamado de PEPS.

 

Quer entender como essa técnica funciona? Nesse post falaremos os detalhes sobre o FIFO, o que é e quais são os seus benefícios. Confira!

O que é FIFO?

O FIFO é um método utilizado para armazenar produtos no estoque de forma eficiente. Para isso, ele se baseia na ordem de chegada das mercadorias no local.

 

De forma prática, isso é feito priorizando a saída dos lotes que chegaram no estoque antes. Conforme o próprio nome fala: First In, First Out. Dessa forma, é possível ter controle otimizado do armazenamento.

Para que serve o FIFO?

O foco do FIFO é evitar perdas de produtos causadas por gestão ineficiente. Isso pode acontecer com mercadorias que têm prazo de validade, como em empresas que trabalham com produtos perecíveis.

Como funciona o FIFO?

O funcionamento do FIFO baseia-se na estipulação do armazenamento, rotatividade e saída dos produtos no estoque. É usado para:

 

  • lotes;
  • insumos;
  • mercadorias;
  • matérias-primas;
  • produtos acabados.

 

Dessa forma, são organizadas as filas de saída para comercialização ou utilização do estoque, seguindo a ordem de chegada do material.

 

Com isso, os produtos não envelhecem e nem ultrapassam a data de validade, recebendo um controle mais efetivo.

Quais são os benefícios do FIFO?

Utilizar o método para gerenciar o estoque gera benefícios, como:

Redução dos custos, desperdício e espaço

Com o FIFO, atinge-se a melhora do uso do espaço disponível, isso porque a organização dos produtos no armazém é feita de forma planejada, aproveitando cada canto. Além disso, o ambiente fica visualmente mais harmônico.

 

Outro benefício já citado é evitar o desperdício, que seria causado com o vencimento dos lotes.

Otimização do tempo

O FIFO também é usado para reduzir custos, pois os funcionários não precisam perder tempo de serviço procurando o que desejam.

Agilidade na logística e na gestão do estoque

Quando os produtos estão organizados conforme o FIFO, a logística é facilitada tornando esse processo mais ágil. Ainda, evita o preenchimento excessivo do estoque sem a real necessidade, tornando sua gestão mais eficaz.

Qual é a diferença entre FIFO e LIFO?

Em contrapartida, o LIFO é outro método de gestão de estoque que significa: Last In, First Out, ou seja, última a entrar, primeiro a sair. É o oposto do FIFO.

 

Nesse caso, o último produto que entra no estoque, deve ser o primeiro a sair. Esse sistema é utilizado por empresas que têm produtos com baixos riscos de envelhecimento.

 

Assim, o FIFO utiliza um fluxo de estoque de forma organizada. Esse sistema previne casos de excesso de estoque ou de produção, conhecendo a capacidade máxima do armazém, além de melhorar a gestão do espaço dentro do local.

 

Gostou do conteúdo? Siga a Poleflex nas redes sociais para receber posts semelhantes! Facebook , LinkedIn e Instagram