O processo de vendas não termina com a entrega do produto, muito pelo contrário. Uma das etapas que não podem ser deixadas de lado é o pós-venda. Nessa fase, é possível criar um relacionamento mais próximo com o cliente, com o objetivo de fidelizá-lo, gerar confiabilidade e, assim, ampliar as vendas.
O objetivo principal de uma empresa não é só vender, mas também conquistar e encantar os consumidores, aproveitando essas oportunidades para transformar os compradores em clientes recorrentes e até em admiradores e promotores da marca. Tudo isso é possível com um pós-venda bem feito.
Para entender mais sobre o pós-venda e saber as dicas para uma estratégia eficiente e que dê resultados, confira o post! Boa leitura.
Quais são as etapas do processo de vendas de uma empresa?
O processo de vendas segue várias etapas até atingir o consumidor final. Para ter sucesso, é necessário que todas sejam analisadas e colocadas em prática. Entre elas, está o pós-venda, que vem no final. É o momento mais importante para encontrar pontos de melhorias no negócio e continuar acertando.
Confira quais são as etapas de venda de uma empresa e os detalhes sobre elas:
Planejamento da venda
O primeiro passo é preparar e planejar a venda. Nessa fase, é feita a reunião das informações sobre o público-alvo e mercado, com o objetivo de definir os meios de divulgação ideais para o produto.
Para isso, são estudados: hábitos de consumo do público-alvo; canais de comunicação mais relevantes; tendências e sazonalidade das compras.
A equipe comercial também é preparada para realizar as vendas, conhecendo todos os detalhes do produto. Esse planejamento é feito no pré-venda e contribui para a prospecção de clientes, que é a próxima etapa.
Prospecção
Depois que a empresa sabe qual é o Perfil do Cliente Ideal (PCI), a equipe realizará a busca ativa dos clientes no mercado. É comum que os próprios vendedores realizem essa tarefa. Após essa pesquisa, eles entrarão em contato com os leads na próxima etapa, que é a abordagem.
Abordagem
Nessa etapa, os vendedores entrarão em contato com os clientes ideais selecionados na prospecção, com o objetivo de entender suas necessidades e oferecer um meio de supri-las com o seu produto.
Proposta
Depois de detectar as necessidades do cliente e saber como resolvê-las por meio da venda do produto, o vendedor faz a proposta, enfatizando como o produto solucionará o problema do consumidor.
Nesse ponto, também são explicados todos os benefícios da compra e os diferenciais da empresa. Posteriormente, é apresentado o preço do produto, o que levará ao processo de negociação.
Negociação
Nesse estágio, os detalhes são discutidos e acertados, como o preço, prazo de entrega e meios de pagamento. Assim, o vendedor deve tirar todas as dúvidas do cliente com segurança.
Fechamento
A penúltima etapa é o fechamento da compra, quando o cliente e o vendedor entram em um acordo e a venda é realizada. Depois disso, temos o pós-venda, que é essencial para manter o relacionamento com o cliente-empresa.
Pós-venda
Por fim, são colocadas em prática técnicas para ampliar a satisfação do cliente com a empresa e fidelizá-lo. Assim, será possível manter o ciclo de vendas ativo. A seguir, vamos falar com detalhes sobre o pós-venda e dicas para uma estratégia eficiente para essa parte do processo. Confira!
Como é feito o pós-venda?
A importância do pós-venda para a empresa é manter o relacionamento com o cliente, com o objetivo de realizar novas vendas no futuro. Isso é feito por meio de um processo que envolve:
- relacionamento positivo para retenção do cliente;
- análise da satisfação com a compra;
- identificação de pontos de melhoria;
- valorização da parceria;
- ampliação da confiança.
Quais os resultados de um pós-venda eficaz?
Quando um pós-venda é feito de forma eficiente, ele gera benefícios para a empresa, como:
- aumento da recompra;
- redução da rotatividade de clientes;
- melhoria da reputação da empresa, com feedbacks positivos;
- transformação dos clientes em promotores da marca, ao indicarem a empresa.
Quais são as dicas para uma estratégia de pós-vendas eficiente?
Agora que já explicamos a importância do pós-venda, mostraremos as dicas para montar uma estratégia que dê certo. Dessa forma, você poderá ter todos os benefícios de um pós-venda de sucesso!
1. Colha feedbacks
Os feedbacks são primordiais para estreitar a relação com o cliente. Logo, assim que realizar a venda e der o tempo para o cliente experimentar o produto ou serviço, pergunte para ele qual foi o nível de satisfação com a aquisição. Isso envolve o produto e também o atendimento.
Essa estratégia é necessária para saber como você pode melhorar a experiência do consumidor e mensurar se suas estratégias estão dando certo. Com isso, o cliente também sentirá que a empresa se importa com a sua satisfação, gerando valor.
Uma boa forma de fazer isso é com um formulário que o cliente pode responder de forma rápida. Ele pode ter múltiplas escolhas e a opção de deixar um depoimento.
2. Ter disponibilidade e iniciativa
Esteja disponível para responder às dúvidas e questionamentos do cliente depois da venda. Isso demonstra que a empresa valoriza o relacionamento e está dedicada a satisfazer suas necessidades não somente com a venda, mas também como um parceiro de negócios que pode ajudar com dicas e orientações.
Nas estratégias de pós-venda, é necessário ter iniciativa. Isso significa que você não vai esperar o cliente vir te procurar para falar como foi a experiência dele, ou para perguntar sobre novos produtos e tirar dúvidas.
A equipe de vendas pode se antecipar nisso, perguntando a ele se há algum questionamento sobre o produto e apresentar as novidades — mostrar-se proativo em ajudar.
3. Realize um acompanhamento
Não fique muito tempo sem entrar em contato com o cliente, faça o acompanhamento de forma ativa. Isso pode ser feito pelo próprio vendedor por meio de e-mail marketing e newsletter, enviando, por exemplo, artigos e conteúdos do seu interesse.
Caso a empresa tenha um blog falando sobre assuntos que interessam o consumidor, facilitará ainda mais o trabalho do comercial, pois o vendedor pode mandar os artigos do blog da empresa e fortalecer ainda mais a marca, sendo vista como uma especialista.
4. Manter o cliente atualizado com as novidades
Atualizar o cliente com as novidades é uma estratégia importante do pós-venda. Dessa forma, o consumidor saberá de forma mais rápida quais os lançamentos, podendo acelerar o processo de recompra.
5. Criar programas de fidelização
Com a criação de programas de fidelização, é possível incentivar o consumidor a comprar mais vezes com a empresa. Isso pode ser feito oferecendo benefícios por quantidade de compras feitas ou tempo de parceria. Ideias de recompensas para clientes que aderem aos programas de fidelização são:
- percentuais de desconto;
- brindes;
- produtos ou serviços gratuitos;
Isso os incentiva a comprar cada vez mais com a empresa, ou por um período mais longo. Também gera um sentimento de reciprocidade e parceria.
Por conseguinte, é possível trabalhar o pós-venda de forma eficiente para alavancar as vendas. Isso é feito dando atenção especial para a jornada de compra do cliente, do começo ao fim.
Em suma, o pós-venda, a última etapa dessa jornada, é essencial para a fidelização e ajuda no aumento da recompra e na satisfação com a aquisição e com a empresa parceira.
Para receber mais dicas como essas, siga a Poleflex nas redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram!