A escolha correta de peças industriais é um dos primeiros e mais essenciais passos para se garantir o bom funcionamento e a conservação dos ativos em um processo produtivo.
Quando pensamos em proteger a integridade do maquinário, e consequentemente preservar os ativos da empresa, garantimos a longevidade dos mesmos, e otimizamos ainda mais os gastos previstos dentro do planejamento de manutenções.
Quantos recursos não serão desperdiçados pela escolha ou uso equivocados de gaxetas e arruelas num sistema de ar comprimido que alimenta, por exemplo, uma linha de teares?
As principais funções de peças industriais especiais são:
- Garantir a estabilidade das demais peças às quais estão conectadas
- Melhorar a resistência de máquinas à sujeira, produtos químicos e até umidade
- Existem vários tipos de peças industriais, que podem ser escolhidas e fabricadas de acordo com as necessidades específicas de cada máquina e/ou equipamento.
Algumas das principais peças industriais são:
- Anel O’ring: tem formato circular e serve principalmente para vedação, garantindo que a transmissão de fluidos corrosivos aconteça de forma segura, independente de sua temperatura.
- Gaxetas: fazem parte de sistemas de vedação hidráulicos e pneumáticos, podendo ter diferentes formatos para melhor se adaptar ao posicionamento necessário para evitar vazamentos, sejam de líquidos ou gases.
- Diafragmas: são utilizados para vedação, e são de fácil instalação por serem menores. Muitas vezes são utilizados em tubulações e máquinas que operam por mecanismos hidráulicos, impedindo que fluidos, vapores ou águas circulem de forma indesejada pelo sistema. Muito versátil, é utilizado desde sistemas automotivos e até em frigoríficos.
- Raspadores: normalmente peças de borracha acompanhados de um anel de metal, são responsáveis pela redução de resíduos abrasivos e poeiras que possam interferir em sistemas, principalmente, hidráulicos e pneumáticos.
- Retentores: fazem parte de um tipo de peça mais antigo, multifuncionais, aplicáveis como elementos de vedação, mantendo graxas, sujeiras, óleos e resíduos fora de contato com o sistema. Essas peças industriais são utilizadas principalmente em sistemas com eixos, sejam eles mecânicos, hidráulicos, pneumáticos ou elétricos.
- Arruelas: um dos tipos mais comuns de peças industriais de conhecimento geral, as arruelas são importantes para a integração do sistema de vedação, e possuem um formato circular e vazado. Utilizadas nos mais diversos tipos de sistemas, são de fácil instalação, mas para garantir seu funcionamento de forma a garantir uma melhor durabilidade, é importante a realização de manutenções periódicas.
- Buchas: muito utilizadas para a redução de impacto entre peças metálicas, reduzindo o ruído causado por eles, as buchas são também muito versáteis. Dependendo do material de que forem fabricadas, as buchas podem ser utilizadas desde a produção até a manutenção, em ambientes com alta pressão, ou que precisem de uma proteção extra contra efeitos de corrosão e calor.
Mas e se nenhuma dessas peças industriais se encaixar no que eu preciso?
Trocadilhos à parte, apesar de serem muito versáteis, as peças industriais como as que já apresentamos anteriormente apresentam algumas limitações quanto à formatos, tamanhos ou mesmo quanto aos materiais que as compõem.
Muitas outras ainda são utilizadas em conjunto com elas, como rolhas, por exemplo.
Mas, uma tendência crescente no mercado é a utilização de peças especiais, feitas sob encomenda para cada necessidade, com variações nos diversos aspectos mencionados.
Peças feitas sob medida possuem aplicações e utilidades ainda mais diversas, atendendo a demandas de manutenção que, se bem planejadas, podem ser realizadas de forma não apenas mais rápida, mas também mais eficaz.
Pensar na necessidade de peças especiais pode fazer parte do planejamento de manutenção preventiva, já que para realizá-lo deve-se conhecer bem como cada uma das máquinas do seu processo funciona.
Como garantir a melhor qualidade de suas peças?
As peças industriais são, sim, versáteis, mas saber projetá-las desde a escolha do seu tipo, materiais, e melhor encaixe para um sistema em particular pode ser um desafio.
Não apenas para verificar as melhores soluções, mas também acompanhar e fabricar cada uma das peças de acordo com as necessidades específicas de cada uma, é importante se ter uma empresa parceira e confiável.
A Poleflex, empresa nacional, garante alto desempenho e qualidade em suas peças, de forma personalizada para a necessidade de cada cliente do setor industrial.
Para saber mais sobre os nossos serviços e conversar com um de nossos consultores para encontrarmos a melhor solução para você, acesse o nosso site!