Vedação industrial: o que é e para que serve

Parafusos e Arruelas, equipamentos indústriais.

Dentro de um ambiente de produção industrial, existem diversos dispositivos e equipamentos para garantir o bom funcionamento da planta. A vedação industrial é um ótimo exemplo, uma vez que é fundamental para diversos processos, com utilidades em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Com a principal função de evitar qualquer tipo de vazamento, é importante que todas as máquinas e equipamentos exerçam as suas funções de forma correta. E ter um parceiro para fornecer peças sob medida é uma das principais formas de manter a qualidade e a segurança na linha de produção.

Quer saber mais sobre o que é a vedação industrial e para que serve esta prática? Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

O que é a vedação industrial?

A vedação industrial ou o sistema de vedação industrial é composto por diversas peças, aplicação e técnicas que visam impedir que qualquer tipo de material estranho entre no ambiente pressurizado. Outro ponto importante é a capacidade impedir que fluídos líquidos, sólidos ou gasosos também passem do ambiente externo para o interno.

Com isso, evita-se qualquer tipo de contaminação no ambiente, além de prevenir que danos impactem diretamente no funcionamento das máquinas e equipamentos. Isso é fundamental para evitar desgastes, erros ou falhas que atrapalhem a produção da empresa.

Para que serve a vedação industrial?

Esse sistema serve principalmente para as diferentes máquinas e equipamentos de uma planta de produção operarem da forma correta. Esse entendimento é fundamental na hora de compreender a sua importância, além de buscar por um fornecedor de confiança para garantir os melhores itens.

Com isso, impedem que os fluidos vazem de um espaço para o outro do sistema, evitando materiais estranhos durante a produção e também que ocorra alguma contaminação ao ambiente. A vedação depende de materiais de alta qualidade, com produtos que oferecem uma alta resistência aos equipamentos, processos químicos, calor e pressão do local.

Mais um ponto importante na hora de entender o que é uma vedação industrial é saber que existe mais de um tipo. Assim, podem ser aplicados de acordo com a função e com o desempenho esperado dos materiais.

Aplicações em que ela é indicada

Desde a indústria química, petroquímica, petrolífera, alimentícia e até a automobilística se beneficiam da aplicação da vedação industrial. Os sistemas hidráulicos e pneumáticos valorizam a performance da produção como um todo, permitindo que diversos materiais sejam utilizados.

Um ótimo exemplo da aplicação da vedação industrial no cenário de um ambiente de produção é nas partes mecânicas, nas conexões de tubulações e cilindros. Assim, evitam o vazamento de óleo, graxa limpa e outro fluido aplicado, como lubrificantes nas máquinas e nos equipamentos em operação.

Outro ponto importante é que podem existir dois tipos de vedação industrial diferentes, sendo:

  • A estática;
  • A dinâmica;
  • E a de contato.

Esses são pontos fundamentais para que se entenda melhor a montagem de vedações nos acoplamentos, permitindo a divisão correta entre duas peças. Com isso, evita-se também que estas se encontrem e se danifiquem, evitando possíveis desgastes desnecessários.

As peças que fazem parte do sistema de vedação industrial

Além de entender o que é e as aplicações do sistema de vedação industrial, é fundamental conhecer um pouco mais sobre quais peças que compõem toda a solução. A primeira que pode ser citada são os anéis o’rings, fabricados de borracha e encontrados em diversos cenários, principalmente trabalhando com líquidos e gases.

As gaxetas são outras peças que também compõem o sistema de vedação industrial e são aplicadas em locais com movimentação axial em baixa ou alta pressão. Os retentores também são exemplos de peças e são sistemas rígidos, com uma estrutura que tem um potencial estável e gira firmemente enquanto veda todos os pontos.

Saiba mais!

É fundamental contar com um parceiro de confiança para fornecer as peças sob medida para sistemas de vedação industrial. Sendo assim, deve-se buscar sempre pela qualidade e segurança na fabricação das peças, garantindo também o bom funcionamento da linha de produção.

Entender o que é a vedação industrial, quais as aplicações e as peças que compõem este sistema é etapa importante para garantir a boa operação de máquinas e equipamentos. Se inscreva na nossa newsletter para mais novidades sobre os materiais em borracha, além de dicas sobre gestão!