Pensar em sustentabilidade na indústria tem se tornado um assunto sério, principalmente com a evolução dos processos de fabricação e com o aumento da preocupação da mídia e da sociedade civil como um todo. Imaginar como aquele resíduo, insumo ou produto estará num futuro próximo tem se mantido como um assunto em alta e se tornou, inclusive, mais um campo de investimento — o desenvolvimento sustentável.
Os fatores que impulsionam o aquecimento global e a atenção com o meio ambiente também são considerados como pontos importantes para a imagem da empresa. Assim, ao lidar com a borracha, as empresas e os seus parceiros devem ter uma preocupação especial na destinação e na melhoria dos processos que envolvem esse produto.
Indo além da norma ISO 14001, é vital aplicar novas metodologias e formas de minimizar o impacto das atividades executadas pelo negócio, com o intuito de otimizar ainda mais a eficiência da empresa. Com isso, a utilização e o descarte da borracha são itens essenciais para obter a sustentabilidade na indústria.
Continue acompanhando e saiba mais sobre como preservar o meio ambiente ao lidar com a borracha no seu negócio!
A sustentabilidade na indústria
A sustentabilidade na indústria vem junto com um conceito maior que é o do desenvolvimento sustentável, transformando a evolução socioeconômica da sociedade para uma forma que não comprometa as gerações futuras. Isso significa que sim, o desenvolvimento e a utilização de recursos pode acontecer, mas desde que seja correto para o meio ambiente.
O meio ambiente não é somente grandes áreas de floresta — é todo o ecossistema que uma sociedade depende e extrai recursos para garantir sua sobrevivência. Por isso que demanda uma abrangência muito maior, entendendo as implicações tanto econômicas quanto sociais para o equilíbrio correto no local.
Com a evolução dos processos industriais, a demanda por energia elétrica e diferentes tipos de insumo tem aumentado consideravelmente, o que requer fontes consideradas sustentáveis. É um ótimo exemplo a partir da utilização das fontes alternativas para suprir essa demanda, como a solar e a eólica.
Com isso, além de permitir uma segurança energética para a demanda da produção local, o país, estado ou cidade que aposta nesse tipo de solução ganha ainda mais credibilidade com a sustentabilidade na indústria. A saída é apresentar uma tecnologia industrial que consiga entregar diversos fatores, como:
- confiança no fornecimento de energia elétrica;
- confiança nas políticas de segurança nacional e econômica;
- ações para a preservação ambiental;
- ambiente propício para práticas e empresas inovadoras;
- além do reconhecimento global dessas boas práticas.
Preocupação com a imagem do negócio
Outro ponto importante é a preocupação com a imagem do negócio perante governos, sociedade, investidores e os seus consumidores. Tudo isso permite que a empresa seja uma referência no desenvolvimento sustentável, garantindo que seja perceptível as suas ações ao preservar recursos para utilização futura.
Os consumidores também percebem e estão fazendo mais questão de estar próximo de marcas que se alinhem com questões importantes envolvendo causas sociais e ambientais. Assim, atinge-se o objetivo de promover a marca da empresa e conscientizar ainda mais consumidores sobre a necessidade de preservação.
E como lidar com a borracha de um modo mais sustentável?
A partir do entendimento da importância da sustentabilidade na indústria, as empresas que utilizam a borracha de algum modo podem se perguntar como lidar com esse produto da forma correta. Existem algumas ferramentas de gestão que otimizam essa prática, permitindo ir além da norma ISO 14001.
Ao adotar uma política ambiental efetiva e que sustente o movimento de reduzir o impacto no meio ambiente, passa-se por diversos processos de manufatura, produtos e negócios. Assim, um dos pontos importantes e que poderia até ser considerado como um gargalo é a forma de utilização e descarte da borracha.
Alguns dados mostram que a indústria pneumática já detém de uma cadeia produtiva desenvolvida para a reciclagem de materiais, com 90% da produção brasileira sendo reutilizada em segmentos como:
- a recuperação de energia;
- aditivo que compõe misturas asfálticas;
- e usos diversos.
O descarte inadequado da borracha causa prejuízos à natureza
Pode-se imaginar que a indústria de borracha, como um todo, tem essa mesma taxa de reutilização. Esta não é uma realidade em todos os setores, principalmente com artefatos que contém um grande número de elastômeros ocorrendo durante a produção uma reação química irreversível.
Estes artefatos de borracha após a vida útil de utilização podem durar de 400 até 800 anos para se decompor totalmente no meio ambiente, o que causa um grande impacto nas ações de sustentabilidade na indústria. Outro ponto importante é que podem contribuir também para o aumento da degradação daquele local, com uma baixa transformação e reutilização de novas peças.
Um exemplo é o descarte inadequado de pneus, que impacta diretamente na qualidade do local. A dificuldade já começa na capacidade de armazenamento pois ocupam grandes espaços físicos e demandam certos cuidados como a limpeza para evitar a proliferação de insetos, como a transmissão da dengue e o risco de incêndio, devido a sua facilidade de queima.
As vantagens econômicas e ecológicas de se reutilizar ou reciclar esse material
Ainda no exemplo do pneu, pode-se perceber uma ótima vantagem econômica e financeira de reutilizar esse produto com o que se conhece como asfaltos-borracha. Sendo uma versão modificada do asfalto normal, tem a sua composição alterada com a presença da borracha do pneu moído, entregando um desempenho até melhor do que as opções utilizadas normalmente.
Outra vantagem é no retorno financeiro que as empresas podem ter ao adotar políticas que impulsionem as ações de sustentabilidade na indústria. A Adidas, por exemplo, lançou uma linha de tênis de corrida fabricada a partir da reciclagem de resíduos retirados de praias e comunidades costeiras, antes destes chegarem ao mar.
Assim, o resultado desta campanha foi a conscientização do público sobre a necessidade de preservação dos oceanos em conjunto com uma grande campanha de marketing. A Adidas, então, teve o seu retorno financeiro pautado na consolidação da marca com as ações sustentáveis, além de aumentar o quanto as pessoas falam sobre a empresa, impactando uma maior procura por seus produtos.
Além da Adidas, uma empresa brasileira que se destaca com as ações de sustentabilidade na indústria é a Natura, levando a sustentabilidade empresarial para outro patamar. Toda a concepção de novos produtos ou serviços visa a minimização de desperdícios, materiais certificados e a preocupação com o descarte final realizado pelo consumidor.
Saiba mais!
As empresas e até consumidores que utilizam a borracha no seu dia a dia devem ter a preocupação de como lidar com este produto, permitindo o seu descarte de modo correto. Quando realizado de forma errada, pode impactar diretamente o meio ambiente e a sociedade, levando inclusive ao aumento de doenças.
Entender a sustentabilidade na indústria como uma vantagem econômica e ecológica do negócio é um ponto importante para entender as maneiras de obter sucesso na reutilização. Estas ações devem fazer parte da estratégia da empresa, melhorando a imagem da marca perante os seus consumidores e se destacando da concorrência.
Quer saber mais sobre dicas de sustentabilidade na indústria? Siga a Poleflex nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram — e fique por dentro das nossas novidades!