A gaxeta de borracha é um elemento de vedação amplamente utilizado em toda indústria. Feita de vários materiais, a gaxeta de borracha se destaca justamente pela sua flexibilidade. Dependendo do tipo da borracha, inclusive, apresenta características bastante bem-vindas em aplicações críticas, como resistência à corrosão.
A gaxeta de borracha é o resultado de anos de inovação tecnológica no campo da indústria.
Ou seja, mesmo sendo um único elemento de vedação hidráulica e pneumática, ela desempenha um papel muito importante na integridade de sistemas.
Por isso, conhecê-las é essencial para entender o funcionamento das máquinas e sistemas de movimento, bem como compreender sua manutenção.
Qual a função da gaxeta de borracha?
A gaxeta de borracha, uma vez instalada no pistão, cilindro ou válvula de controle, realiza uma vedação hermética que sela conexões. Dessa forma, evita-se o vazamento de ar comprimido (no caso de sistemas pneumáticos), ou de fluidos (em hidráulicos) durante o funcionamento de alguma máquina.
O potencial de vedação da gaxeta de borracha é garantido pelas abas, que garantem esse selo tão importante. Assim, além de evitar vazamentos, a gaxeta de borracha também se destaca como um elemento de vedação firme, oferecendo estabilidade estática para os componentes.
Dessa forma, é capaz também de auxiliar na sua operação. Em componentes metálicos, pode proteger contra o desgaste ou patologias ainda piores, como trincas.
Tudo por conta de como a gaxeta de borracha é projetada: para suportar altas forças e trações mecânicas, dinâmicas e mesmo atritos. Afinal, seu uso em maquinários pesados exige justamente uma estrutura robusta para dar cabo do trabalho.
Quando é recomendado utilizar gaxeta de borracha?
Em geral, para garantir a vedação de cilindros, pistões e válvulas de controle em sistemas pneumáticos ou hidráulicos. Sempre que for necessário garantir que um sistema do tipo não apresenta vazamentos de ar comprimido ou de fluidos.
Quais são os cuidados necessários na instalação desse item?
Sua instalação não é complexa: basta utilizar uma ferramenta que possibilite o encaixe da gaxeta de borracha.
É um tipo de alicate que “deforma” momentaneamente a gaxeta de borracha, possibilitando sua instalação em encaixes internos.
Para as aplicações externas, a instalação manual pode resolver, bem como o auxílio de outras ferramentas. Algumas gaxetas de borracha utilizam fitas que auxiliam a instalação, sem necessidade de utilização de ferramentas metálicas.
No caso de trocas, existe também uma ferramenta própria para remoção que facilita o trabalho, além de evitar danos ao local. É conhecido como extrator de gaxetas.
Os cuidados principais devem ser a limpeza do canal da gaxeta (onde é posicionada), para que nenhum detrito afeta o selo. Além disso, as ferramentas utilizadas para instalação podem afetar a superfície metálica do sistema, causando arranhões que podem servir de escape para vazamentos.
Por isso, mesmo que seja um processo simples, tenha bastante atenção e cuidado ao realizar a instalação.
Quais são os tipos do material?
Uma gaxeta de borracha não é apenas um componente simples: há variações de construção e de material que impactam bastante na sua aplicação e eficiência. Veja:
- gaxeta de borracha silicone: tem ótima resistência às intempéries comuns do clima, como: gás ozônio, ar quente e mesmo incidência constante do sol. Ideal para aplicações ao ar livre.
- gaxeta de borracha neoprene: possui uma aplicação mais específica, especialmente em ambientes de missão-crítica. O neoprene oferece altíssima resistência contra os ácidos de produtos petroquímicos, sendo ideal em instalações do tipo. Também é resistente contra o ozônio, tendo a qualidade de manter sua estrutura física.
- gaxeta de borracha nitrílica: preterida em muitos casos que exigem um componente resistente a desgastes, com poucas chances de ruptura. Essas gaxetas aguentam bem em contato com solventes clorados e mesmo hidrocarbonetos alifáticos.
- gaxeta de borracha natural ou sintética: é popular pela sua capacidade elástica. No entanto, vale ressaltar, não é a mais adequada para ambientes com intempéries ou com alto potencial de desgaste químico.
Agora que você entendeu tudo sobre o mundo das gaxetas e sabe de cor o que é uma gaxeta de borracha, que tal complementar seus conhecimentos?
No blog da Poleflex, falamos de tudo que circula o mundo do chão de fábrica e da gestão industrial. Por exemplo, você sabe o que é um anel o’ring e quais as suas funções? Confira!