Borracha de vedação: como prolongar a vida útil dos materiais

Seja para a indústria ou para o consumidor final, a borracha de vedação é sempre uma necessidade. Presente em praticamente todos os sistemas de transmissão, especialmente os mecânicos, mas também em carros e máquinas, é um elemento essencial para o seu bom funcionamento. Não por menos, garantir sua integridade e maximizar sua vida útil é uma demanda bem recorrente.

Afinal, sem os cuidados certos, é fácil se ver afundado em uma rotina de custos desnecessários, trocas e até prejuízos com maquinário parado ou sistemas ineficazes. O principal desafio, porém, é justamente praticar medidas de prevenção da qualidade da borracha de vedação. Em muito, são componentes relegados justamente por não “parecerem” tão essencial – papel que assume em quase todas as aplicações.

E então, que tal aprender mais sobre como prolongar a vida útil da borracha de vedação, além de compreender sua importância na indústria? Continue na leitura conosco!

Borracha: uma protagonista da indústria

Se você acompanha o blog, sabe que a borracha é um dos elementos que movem o mundo. Segundo pesquisa da Markets and Markets, sozinho esse mercado tem projetado um valor de US $ 32 bilhões para 2022.

Esse tamanho se justifica por sua aplicação: fazer o controle remoto da televisão na sua sala até a vedação de uma aeronave. Do caso do seu smartphone até o sistema de um torno ou fresa mecânica.

Ocupando a função de borracha de vedação, ao garantir a integridade e eficiência de sistemas pneumáticos, hidráulicos e mecânicos em geral.

Sua importância você já deve imaginar. Afinal, a vedação é o que possibilita o funcionamento de diversas máquinas industriais. E a borracha, como material maleável e ainda assim resistente, é a melhor escolha para esses elementos.

E entre os tipos de comunicação na indústria, aí sim entramos em uma esfera profunda de discussão — são várias composições diferentes, cada uma com características e propriedades mecânicas específicas.

Algumas duram mais tempo, outras resistem melhor aos solventes e existem aquelas que mantêm a integridade mesmo diante de ambientes definidos, com altas ou baixas temperaturas. Mas, uma hora ou outra, por diferentes motivos, todos se desgastam, ressecam ou racham.

Com isso, perdem suas propriedades de vedação e tornam-se potencializadoras de prejuízos.

Por isso, saber como cuidar delas e potencializar a vida útil das peças de borracha de vedação, é tão importante. Trata-se não apenas de maximizar seu uso, mas também garantir a eficiência do sistema no qual estão aplicados.

Cuidados com borracha de vedação: como potencializar a vida útil das peças de borracha?

Apesar de soar técnico, o cuidado com peças de borracha de vedação é bastante objetivo. Afinal, uma hora ou outra, elas vão desgastar. No entanto, o tempo entre sua instalação e a necessidade de troca podem ser maximizados a um ponto sustentável para a eficiência do sistema e para o bolso da sua empresa.

Faça a limpeza recorrente

A borracha de vedação sofre em ambientes críticos, como sistemas pneumáticos e hidráulicos de máquinas industriais e mesmo de carros.

É comum que sujeiras provenientes de detritos, como terra ou cavacos de metal, se instalem nas fontes, causando a erosão do material. Outros materiais, como óleos solúveis excedentes, fluidos de corte e graxa podem compor uma mistura bastante prejudicial para a borracha de vedação.

Por isso, a limpeza recorrente é uma obrigação. No chão de fábrica, o ideal seria uma limpeza superficial (e eficaz) ao fim de todo o turno. Além disso, uma limpeza mais focada e extensiva, uma vez na semana ou em um período parecido, como de 15 em 15 dias, também é recomendado.

Para a primeira, é recomendado o uso de estopas umedecidas e detergente neutro. Lembre-se de evitar, também, o silicone líquido (apesar de parecer ser efetivo, ele pode acumular sujeira no componente, perder em perda de qualidade)

Utilize os produtos de limpeza corretos

O tipo de produtos de limpeza que você escolhe também tem importância total nesse processo.

A borracha de vedação pode ter várias composições, que reagem diferentemente a cada elemento químico. Por isso, uma das principais dicas é buscar, através do fornecedor das peças, quais os produtos mais indicados!

No geral, deve-se evitar produtos derivados do petróleo, pois podem corroer facilmente a borracha. Solventes de qualquer tipo também não devem ser submetidos a uma limpeza.

Realize uma manutenção periódica

Por fim, preocupe-se em manter uma rotina de manutenção no chão de fábrica e nas suas máquinas e sistemas.

O processo de série ideal em andamento para os três principais tipos de manutenção industrial: preditiva, preventiva e corretiva. Essa prática é essencial para verificar indícios de falhas e tomar decisões assertivas e ágeis, que evitam prejuízos maiores.

Acerte no fornecedor

Por fim, ao avaliar com um fornecedor, analise sua expertise na fabricação de peças de borracha de vedação.

Além de um processo produtivo de ponta, moderno e ágil, existem outros sinais que indicam a qualidade: como a presença do certificado ISO 9001.

Atendimento dedicado, catálogo vasto e opção de fabricação de peças especiais, de acordo com a sua necessidade são outros pontos que devem pesar na decisão.

Agora que você sabe como prolongar a vida útil das suas peças de borracha de vedação, que tal continuar ligado em conteúdo do tipo? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn!