No meio industrial, não é pouco que se fala no papel da manutenção. A ação de corrigir e prevenir falhas em equipamentos e no maquinário compõe um importante papel produtivo e financeiro na cadeia de fabricação de uma empresa. Portanto, é normal buscar por soluções inovadoras nessa área. Por isso, entender o que é e como a manutenção proativa pode beneficiar sua empresa, é essencial. E então, pronto para aprender?
No artigo de hoje, resolvemos explorar um pouco mais desse conceito novo que já balançou as finanças de empresas por todo mundo. Mais eficiência, segurança e vida útil para seu maquinário. Parece ótimo, certo? É o que a Manutenção Proativa é capaz de proporcionar.
Continue a leitura para aprender o que é e como aplicar em seu negócio essa nova estratégia de manutenção. Vamos lá!
O que é Manutenção Proativa?
Provavelmente você já conheça as denominações mais comuns sobre o tema, como a manutenção corretiva, preventiva e preditiva. Se tratam de conceitos bastante populares e presentes no chão de fábrica.
Em essência, visam o conserto da máquina (ou seja, após ocorrer a falha, como a corretiva) ou a prevenção dela (procurando identificar as falhas em seu estágio inicial, para então agir preventivamente).
Você consegue ver como os conceitos são o famoso “8 ou 80”?
Ou se age uma vez que a máquina apresente a falha, ou quando a patologia começa a aparecer por meio de seus sintomas.
Claro que a aplicação de ambas é fundamental. Afinal, elas se encaixam perfeitamente no dia a dia produtivo de qualquer indústria, agregando valor ao processo e potencializando a vida útil de máquinas e equipamentos.
No entanto, sua aplicação não visa a origem de uma patologia, a raiz do problema. É justamente onde entra a Manutenção Proativa.
Para entendê-la, você pode imaginar a Manutenção Proativa como um conjunto bem definido de ações, testes, ensaios e processos que visam a identificação de um problema em uma máquina.
Ou seja, o foco está em buscar pontos de atenção no sistema — a causa-raiz do que, eventualmente, se desenvolverá como um problema na máquina.
Dessa forma, a Manutenção Proativa busca evitar essas manifestações, com foco na causa do problema e não necessariamente em seus sintomas, como acontece na manutenção preditiva e preventiva.
Quais os benefícios da Manutenção Proativa?
Entre acadêmicos do assunto, já se leva em base o dado de que 10% das causas-raiz de uma falha são responsáveis por 90% dos problemas ocorridos no chão de fábrica. Além disso, leva-se em conta que, na maioria dos casos, os sintomas posteriores (analisados na manutenção preventiva e preditiva) ocultam essas causas-raiz.
Desse modo, presume-se que atacar justamente o que se conhece por causa-raiz é a melhor ação.
De acordo com o artigo da UFJF sobre Manutenção Proativa, suas práticas podem representar uma economia até 10 vezes maior do que com outras estratégias, como a corretiva.
Entre os principais benefícios, além da economia, estão:
- maior vida útil do maquinário;
- intervenções precisas em seu sistema, sem danificar o que não está avariado cedo demais ou agir apenas depois que a falha se instaurar;
- priorização da manutenção de falha programada em vez da manutenção de falha de crise;
- ampla análise dos componentes sistêmicos da máquina, o que dá uma visão aprofundada sobre seu estado de forma geral;
- entregas mais confiáveis;
- conformidade com padrões de qualidade, como o ISO 9001.
Ou seja, a Manutenção Proativa proporciona maior autonomia para seu time de técnicos. A análise dedicada dos elementos da máquina proporciona inteligência suficiente para que você entenda suas condições de funcionamento.
Assim, é possível realizar uma previsão assertiva de investimentos, controlando os custos e evitando perdas consideráveis para a empresa, mantendo seu nível produtivo.
Como aplicar a Manutenção Proativa na sua empresa?
Algumas ações e ferramentas específicas podem ser essenciais na jornada para adoção da Manutenção Proativa em sua empresa. Confira:
- setor de Planejamento, Programação e Controle da Manutenção (PPCM) estruturado;
- planos definidos de manutenção corretiva, preditiva e preventiva;
- equipe de técnicos apta a realizar análises conforme os preceitos da Manutenção Proativa;
- processo de FMEA (Análise de modo e efeito de falha) estabelecido;
- o uso de software específico para tarefa é recomendado, pois o armazenamento e análise de dados é muito importante para a Manutenção Proativa.
E então, pronto para aplicar a Manutenção Proativa no seu chão de fábrica? Esperamos que essas dicas o ajudem nos primeiros passos.
Agora, que tal expandir esses conhecimentos? Leia em nosso blog “Manutenção Industrial: Por que é fundamental?”.