Em um curto período de tempo, o ano de 2020 começou com um momento bem difícil na história da humanidade: a pandemia devido ao novo coronavírus.
Ameaçando a vida de milhares de pessoas, o COVID-19 está abalando todos os setores no nosso país. Muitas empresas não podem parar e necessitam continuar lutando para sobreviver em meio a crise.
Nós da Poleflex, prezamos por todos os nossos colaboradores e queremos ajudar você a prosseguir com as atividades da sua indústria de maneira segura. Continue lendo este artigo e confira todas as nossas dicas para você colocar em prática agora mesmo!
O que é o Coronavírus?
De acordo com o Ministério da Saúde, o coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O vírus é bem comum na história da raça humana, sendo comprovado que a maioria das pessoas se infectam com coronavírus comum ao longo da vida.
Este novo agente foi detectado dia 31/12/19 após registros dos primeiros casos na China.
Como acontece a transmissão?
É uma doença que pode ser transmitida por meio de contato com uma pessoa infectada ou por meio das seguintes ações:
- toque do aperto de mão;
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc.
Quais os sintomas?
O tempo de incubação do vírus é o tempo que os primeiros sintomas podem aparecer, esse período pode ser de 2 a 14 dias. Os sintomas mais comuns são:
- febre;
- tosse;
- dificuldade para respirar;
- entre outros sintomas gripais.
Quais são as recomendações pessoais?
O grupo de pessoas que mais correm risco e são prejudicadas com essa pandemia são pessoas idosas e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.
Por ser um vírus muito agressivo, é de extrema importância seguir as recomendações preventivas da Organização Mundial de Saúde.
Essas medidas por mais que simples evitam a contaminação em massa, ajudando a preservar a vida de muitas pessoas. As recomendações são a seguinte:
- lave as mãos com água e sabão;
- caso não consiga lavar as mãos com sabão, é recomendado limpar as mãos com álcool em gel 70%;
- ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço ou com o braço, nunca com as mãos;
- evite tocar olhos, boca e nariz com mãos não higienizadas;
- higienize com frequência celular e brinquedos;
- não compartilhe objetos de uso pessoal como toalhas, talheres, copos e pratos;
- evite aglomerações e ambientes fechados;
- mantenha o ambiente limpo e ventilado;
- se estiver doente não saia de casa, fique em resguardo até melhorar;
- durma bem, mantenha uma alimentação saudável e pratique atividades físicas.
Cuidados que as indústrias podem tomar para evitar a disseminação do vírus
Muitas indústrias precisaram parar seu funcionamento para que seus funcionários não fossem expostos ao vírus. Em meio a essa crise a gestão é essencial, sendo assim, trouxemos algumas orientações que devem ser seguidas no caso de indústrias que ainda estão em atividades.
Oriente o convívio
Para uma rotina industrial mais segura, oriente seus funcionários a cumprirem as recomendações pessoais preventivas que citamos acima, e ao cumprimentar, reforce o aceno de mão ou cumprimento verbal para evitar o contato.
Oriente para a prevenção
A arma mais importante é o conhecimento. Fornecer informações e orientações em relação ao vírus e as medidas necessárias para prevenção é essencial para que seus funcionários evitem o contágio.
Mantenha a equipe de gestão de pessoas e medicina do trabalho capacitados. São eles que irão tirar as dúvidas e orientar os colaboradores.
Como empregador, você pode criar campanhas internas para estimular os hábitos de higiene dos seus empregados, além de prover os produtos necessários.
Crie condições tecnológicas para o trabalho remoto
Neste momento, a internet e a tecnologia são a porta para as soluções mais criativas do trabalho. O Ministério da Saúde recomenda que os deslocamentos para o trabalho sejam reduzidos, se possível, que haja o recurso do trabalho remoto.
Para indústrias, sabemos que essa solução é um pouco mais difícil, porém não impossível. Setores como o administrativo, por exemplo, são departamentos que podem exercer o trabalho remoto por um período de tempo. Para isso, é necessário oferecer suporte e soluções como notebooks, orientações e reuniões frequentes para o acompanhamento dos processos.
No caso de outros colaboradores que não podem exercer essa alternativa, você pode reduzir as aglomerações solicitando reuniões remotas através de aplicativos como o Google Meet Zoom que são capazes de receber vários usuários dentro de uma reunião.
Se mesmo com essas soluções ainda não for possível, alterne os horários e faça uma redistribuição para que não haja muitas pessoas trabalhando no mesmo horário, evitando contato.
Cuide das pessoas que precisam ir à empresa
Leve em consideração sempre que você precisa manter seus funcionários seguros dentro da empresa. Por isso, não esqueça de prover todos os produtos necessários para uma higienização regular.
O uso de máscara descartáveis devem ser opções para manipulações de alimentos e remédios. Não utilize em casos desnecessários, se um funcionário apresentar algum sintoma, peça para ficar em isolamento.
Siga esse pequeno checklist para segurança na indústria:
Bebedouros
- Não permita que coloquem os lábios no ejetor de água;
- Disponibilize copos descartáveis para que optem para essa alternativa ao beber direto do ejetor;
- Solicite que os funcionários tragam suas próprias garrafas de água para uso individual;
- Realize desinfecção do equipamento com álcool 70% com frequência;
- Caso possua bebedouros com dois ejetores, recomenda-se que tampe o ejetor menor para que não seja utilizado.
Armazenagem e distribuição
- Intensificar a limpeza dos veículos, controles dos veículos, volantes, alavancas e todos os demais dispositivos. Faça regularmente ao dia;
- Ao término do turno, realize a desinfecção interna dos veículos com pano embebido de álcool 70% durante 20 segundos;
- Mantenha os componentes de ventilação e climatização limpos;
- Disponibilize álcool 70% dentro dos veículos e oriente os funcionários para sua utilização com frequência.
Produção
- Mantenha a orientação constante com a equipe de limpeza para higienização frequente de ferramentas e dispositivos no uso comum e diário;
- Faça a desinfecção constante de mesas, máquinas, ferramentas e cadeiras friccionando panos embebidos com álcool 70% durante 20 segundos.
Banheiros e vestiários
- Não permita a utilização ou compartilhamento de toalhas de uso pessoal;
- Disponibilize álcool em gel 70% na entrada do banheiro solicitando os funcionários para a utilização do mesmo;
- Realize desinfecção constante, não somente nas trocas de turno;
- Intensifique a higienização de objetos comuns como maçanetas, torneiras, portas papel toalha, ejetores de sabonetes e outros acessórios.
Evite usar ar-condicionado
Opte sempre por manter seus funcionários em ambientes com total ventilação natural para evitar a propagação do vírus. Locais fechados possuem riscos maiores de contaminação.
Pratique horários de almoço escalonados
Faça uma escala menor para os ambientes compartilhados. No caso de horário de almoço, solicite que cada colaborador permaneça no refeitório até 20 minutos e controle a entrada de funcionários ao mesmo tempo. Quanto mais escalonados os almoços estiverem, mais seguro será.
Entenda os colaboradores
Facilite o envio e afastamento de funcionários que estiverem com o sintoma. Não peça o atestado médico evitando que ele vá a hospitais e postos que podem estar contaminados, ou causar contaminação.
Permita também o afastamento temporário caso precise cuidar de algum familiar doente.
Com todos esse cuidados, iremos combater essa epidemia e resolver problemas de formas criativas. Procure aprender com este momento o que você poderá incrementar na sua indústria para passar por dificuldades como essa.
Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail!